Avaliação dos egressos do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.1108

Palavras-chave:

Odontologia. Educação Superior. Avaliação Educacional.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi avaliar o perfil profissional dos egressos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, participantes do Programa de Educação Tutorial (PET). Foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário eletrônico estruturado e autoaplicável como instrumento de coleta e enviado, via correspondência eletrônica, à todos os egressos que participaram efetivamente do grupo PET e aceitaram participar desta pesquisa. Atividade profissional, níveis de formação e objetivos propostos pelo programa foram avaliados. O total de egressos foi de 89, desde a criação do grupo, em 1992, até o ano de 2019. Com as respostas obtidas (n=59), verificou-se que maior parte dos egressos que aderiram a pesquisa concluíram o curso entre os anos de 2004 até 2018 (59.3%), e apenas 24 (40.6%) em período anterior a 2004. Verificou-se que 25% atuam no serviço público, 44% no setor privado e 22% atuam em ambos. Em relação à titulação, apenas 4 (6,8%) não possuem nenhuma pós-graduação, e 53 (89.8%) atuam na região Sul do país, 36 (61%) são do sexo feminino e 23 (39%) do masculino. Ao final do questionário, foi perguntado a respeito da influência da participação no Programa sobre a trajetória profissional, com uma escala de intensidade progressiva de 1 a 5, gerando 19 respostas com nível 4 e 39 respostas com nível 5. Os resultados evidenciaram uma influência muito positiva da participação no Programa na vida profissional de seus ex-participantes, tanto no mercado de trabalho, quanto na vivência de pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Lourenço Morel, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduanda em Odontologia, Bolsista do Programa PET Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Nadine Barbosa Ferreira, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduanda em Odontologia, Bolsista do Programa PET Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Juliana Garcia Altmam, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduanda em Odontologia, Bolsista do Programa PET Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Heloisa Grehs Silva, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mestranda em Clínica Odontológica (Endodontia), Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Eduardo Trota Chaves, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mestrando em Ciências Odontológicas (Dentística), Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Josué Martos, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professor Titular do Departamento de Semiologia e Clínica, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tutor do Programa PET Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Referências

(1) Teixeira A. Funções da universidade. Boletim Informativo CAPES. Rio de Janeiro, 1964; 135:1-2.

(2) Ferreira MM. Produção científica na biblioteconomia: as pesquisas realizadas no Programa de Educação Tutorial (PET) e seus reflexos na formação acadêmica. Rev EDICIC. 2011;1(4):99-108.

(3) Carvalho CR, Barros RO, Reis EP, Araújo LB, Sousa HMH. O Programa de Educação Tutorial (PET) no contexto da crise econômica brasileira. Rev Ext Foco. 2018;15(1):28-45.

(4) Castro CM. A mágica do Dr. Yvon. Belo Horizonte: Benvinda Editora, 2016.

(5) Drebes LM, Ortigara C, Artuzo FD, Jandrey WF, Silva VR. A

dinâmica do Programa de Educação Tutorial (PET). Enciclop Biosfera. 2012;8(15):2334-51.

(6) Souza RM, Gomes Júnior SR. Programa de Educação Tutorial: avanços na formação em física no Rio Grande do Norte. Rev Bras Ens Física. 2015;37(1):1501-5.

(7) MEC. Apresentação - PET. Brasília, 02 maio 2020. [Acesso em 2 maio 2020]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet.

(8) Lordelo JAC, Dazzani MVM. Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. Salvador: EDUFBA, 2012. 173 p.

(9) Parizotto JOL, Imparato JCP, Novaes TF. Perfil profissional do egresso do programa de pós-graduação em odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP - São Paulo. Rev ABENO. 2015;15(1):48-54.

(10) Ferraz MAAL, Nolêto MSC, Martins LLN, Bandeira SRL, Portela SGC, Pinto PHV, et al. Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí. Rev ABENO. 2018;18(1):56-62.

(11) Senger MH, Campos MCG, Servidoni MFCP, Passeri SMRR, Velho PENF, Toro IFC, et al. Trajetória profissional de egressos do curso de Medicina da Universidade de Campinas (Unicamp), São Paulo, Brasil. Interface. 2018; 22(Supl. 1):1443-55.

(12) Silva MLGR. Inserção profissional dos egressos dos Programas de Educação Tutorial (PET) em Administração, Biologia, Economia Doméstica e Nutrição da UFV. [Dissertação]. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2015. 171 f.

(13) Soares FF, Duplat CB, Ferreira LPL, Régis MRS, Reis SRA, Matos MS. Impacto do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia na formação profissional dos seus ex-bolsistas. RPG Rev Pós Grad 2010;17(3):143-50.

(14) Latreille AC, Machado Sobrinho S, Warmling AMF, Ribeiro DM, Amante CJ. Perfil socioeconômico dos graduandos em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Rev ABENO. 2015;15 (1):86-96.

(15) Granja GL, Santos TL, Mariz RC, Araki MT, Vieira e Souza S, Nunes JMFF, et al. Perfil dos estudantes de graduação em Odontologia: motivações e expectativas da profissão. Rev ABENO. 2016;16(4):107-13.

(16) Saliba NA, Moimaz SAS, Prado RL, Garbin CAS. Percepção do cirurgião-dentista sobre formação profissional e dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Rev Odontol UNESP. 2012; 41(5):297-304.

(17) Santos AM, Rodrigues AAAO, Suzuki CLS, Magalhães DC, Brandão PTJ, Batista RL, et al. Mercado de trabalho e a formação dos estudantes de Odontologia: paradigma da mudança. Rev Saúde Com. 2006;2(2):169-182.

(18) Leite DFBM, Trigueiro M, Martins IMCLB, Lima Neto TJ, Santos MQ. Perfil socioeconômico de 253 graduandos de Odontologia de uma instituição privada em João Pessoa-PB em 2011. J Health Sci Inst. 2012;30(2):117-9.

(19) Oliveira DL, Souza ES, Batista FJN, Alves JV, Yarid SD. Perfil do aluno de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Rev Saúde Com. 2013; 9(3):169-78.

(20) Marques MD, Souza CA, Pazos CTC, Amaral DS, Vieira EG, Campos WCS, et al. Expectativas dos estudantes de Odontologia quanto ao futuro profissional. Rev ABENO. 2015;15(3):60-8.

(21) Pinheiro VC, Menezes LMB, Aguiar ASW, Moura WVB, Almeida MEL, Pinheiro FMC. Inserção dos egressos do curso de Odontologia no mercado de trabalho. RGO. 2011;59(2):277-83.

(22) Mialhe FL, Furuse R, Gonçalo CS. Perfil profissional de uma amostra de egressos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. UFES Rev Odontol. 2008;10(2):31-6.

(23) Dantas F. O PET e a formação de lideranças acadêmicas e profissionais. INFOCAPES 23. 1995;3(1-2):18-20.

Publicado

13-10-2020

Como Citar

Morel, L. L., Ferreira, N. B., Altmam, J. G., Silva, H. G., Chaves, E. T., & Martos, J. (2020). Avaliação dos egressos do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Revista Da ABENO, 20(2), 119–130. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.1108

Edição

Seção

Artigos