Análise do componente curricular “Pacientes com Necessidades Especiais” nos cursos de Odontologia do estado do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1311

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência. Educação em Odontologia. Estudantes de Odontologia.

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a inserção da disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) na estrutura curricular dos cursos de Odontologia em funcionamento no estado do Rio Grande do Norte (RN). Trata-se de estudo transversal, exploratório e descritivo com abordagem quantitativa. As informações foram coletadas nos sítios web dos cursos. Foram encontrados dez cursos em funcionamento e cinco deles ofertavam a disciplina, sendo apenas um em modo optativo. A nomenclatura da disciplina e o semestre de oferta variou entre as instituições. Dois cursos possuem uma abordagem teórico/prática, um deles clínica e o restante teórica. Conclui-se que apenas as quatro instituições privadas oferecem de forma obrigatória o componente curricular relacionados a PNE durante a graduação, enquanto entre as públicas apenas uma oferta a disciplina, porém, de maneira optativa. Assim, é evidente a necessidade da inserção de conteúdos relacionados à assistência de pacientes especiais nos cursos de graduação em Odontologia do RN, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais no tangente à formação de um profissional generalista.

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Biografia do Autor

Maria Helaynne Diniz Faria, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica do curso de Odontologia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN.

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Faria, M. H. D., Pereira, F. J. P., & Lima, I. P. C. (2021). Análise do componente curricular “Pacientes com Necessidades Especiais” nos cursos de Odontologia do estado do Rio Grande do Norte. Revista Da ABENO, 21(1), 1311. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1311

Edição

Seção

Artigos