Desenvolvendo habilidades no aprendizado da dentística
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i2.1313Palavras-chave:
Ensino Odontológico. Metodologia Pedagógica. Preparo Cavitário.Resumo
A evolução dos materiais restauradores e a redução em tamanho dos preparos cavitários não vem sendo acompanhadas por mudanças no ensino da Dentística Restauradora. Materiais adesivos e a utilização do flúor fazem com que os preparos cavitários sejam cada vez menos invasivos e mais conservadores. Este artigo tem por objetivo propor uma nova metodologia pedagógica para o início do ensino da Dentística Restauradora. Através desta prática os alunos poderão adquirir um maior controle manual com a alta rotação evitando o desgaste desnecessário e preservando o elemento dental.Downloads
Referências
Baratieri L.N. et al.. Dentística: Procedimentos Preventivos e Restauradores. São Paulo:Santos;1989.
Black G.V. Operative Dentistry. Chicago:Medical-Dental; 1908.
Clancy JM, Lindquist TJ, Palik JF, Johnson LA. A comparison of students performance in a simulation clinic and a traditional laboratory environment: three-year results. J Dent Educ.2002;66(12):1331-1337.
Green TG, Klauser LH. Clinical simulation in teaching preclinical performance. J Dent Educ. 1984;48(12):665-668.
Mondelli J. et al.. Dentística: Procedimentos Pré-Clínicos. São Paulo:Premier. 1998.
Mout JG, Hume WR. A Revised classification of carious lesions by site and size. Qintessence International. 1997;28(5):301- 303.
Suvinen,T.I.; Messer, L.B.; Franco, E. Clinical Simulation in teaching preclinical dentistry. Eur J Dent Educ.1998;2(1):25-32.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).