Concepções de Avaliação da Aprendizagem: um estudo da perspectiva de docentes do Curso de Odontologia do Centro Universitário do Pará

Autores

  • Jader Moreira da Silva Professor Mestre do Curso de Odontologia do Centro Universitário do Pará
  • Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert Professora Doutora do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde – CEDESS da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
  • Oscar Faciola Pessoa Professor Doutor da Disciplina de Endodontia do Curso de Odontologia do CESUPA

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1322

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem. Avaliação Formativa. Curso de Odontologia. Educação em Odontologia. CESUPA.

Resumo

ESUMO O propósito deste artigo é apresentar resultados parciais de um estudo sobre concepções e práticas de avaliação de aprendizagem de docentes do Curso de Odontologia do Centro Universitário do Pará - CESUPA. O objetivo principal é analisar as concepções e significados atribuídos pelos docentes às atividades avaliativas discentes. O percurso metodológico compreendeu uma revisão bibliográfica sobre avaliação do processo-ensino aprendizagem, a seleção de depoimentos oriundos de questionário semi-estruturado aplicado junto a 16 docentes do Curso de Odontologia; sistematização, análise e discussão dos resultados, orientadas pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam o predomínio de uma concepção formativa de suas práticas avaliativas, além da presença de uma prática docente mais crítica e transformadora.

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Publicado

26-01-2009

Como Citar

da Silva, J. M., Lúcia Barbosa Seiffert, O. M., & Pessoa, O. F. (2009). Concepções de Avaliação da Aprendizagem: um estudo da perspectiva de docentes do Curso de Odontologia do Centro Universitário do Pará. Revista Da ABENO, 9(1), 11–16. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1322

Edição

Seção

Artigos