Learning evaluation conceptions: a study from the perspective of the faculty of the Dentistry Course of the Pará University Center
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1322Palabras clave:
Learning Evaluation. Formative Evaluation. Dental Faculty. Dental Education. CESUPA.Resumen
The objective of the present study was to consider the evaluation practices of the Dentistry Course of the Pará University Center (CESUPA). The main purpose was to analyze conceptions and meanings attributed by the faculty to their evaluation practices. The methodological process involved a bibliographic review of higher education teaching, emphasizing both national and international scientific productions, particularly texts on the learning evaluation and specifically on the teaching of dentistry; a questionnaire applied to 16 professors from different years of the Dentistry Course; systematization of data; and analysis and discussion of the results through content analysis. The results revealed the predominance of a formative conception of their evaluation practices.Descargas
Citas
Depresbiteris, Lea. Avaliação da aprendizagem do ponto de vista técnico-científico e filosófico-político. São Paulo: FDE,1998; Série Idéias(8): 161-172.
Diligenti, Marcos Pereira. Avaliação participativa no ensino superior e profissionalizante. Porto Alegre: Mediação, 2003.96p.
Esteban, M.T. O que sabe - Quem erra? Reflexões sobre Avaliação e Fracasso Escolar. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.
Franco, Maria Laura P. Barbosa. Pressupostos Epistemológicos da avaliação Educacional. In SOUSA, Clarilza Prado (org) Avaliação do Rendimento Escolar. 5ª ed. Capinas: Papirus, 1995.
Freitas, Maria A. O. Pós-graduação e formação docente: a experiência da disciplina de formação didático-pedagógica em saúde na UNIFESP. 2005. 128f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade Federal de São Pulo, São Paulo, 2005.
Garzón, C.; Vivas, M. Una didáctica constructivista en el aula universitaria. Revista Educere,. Mérida: Facultad de Humanidades, Universidad de Los Andes 1999; 3(5).
Hoffmann, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. São Paulo: FDE, 1994; Série idéias(22): 51-59.
Hoffmann, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2005.
Libaneo, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
Loureiro, Regina Maria Tolesano; et al.. Avaliação do desempenho do docente com a participação do corpo discente no ensino superior. Revista da ABENO, 2006; 6(2): 199-22.
Luckesi, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
Masetto, Marcos T.; Prado, Andréa S. Processo de Avaliação da Aprendizagem em Curso de Odontologia. Revista da ABENO,2004; 4(1):48-56.
Rios, Terezinha Azeredo. A importância dos conteúdos sócioculturais no processo avaliativo. São Paulo: FDE, 1998; Série Idéias(8): 37-43.
Romanowski, Joana P.; Wachowicz, Lílian. Avaliação Formativa no Ensino Superior: que resistências manifestam os professores e os alunos? IN: Anastasiou, Lea das Graças; Passos, Leonir (Orgs.) Processos de Ensinagem na Universidade – Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2003.
Ruiz, Lidia F; Rivera, Lizabeth Pachano. La docencia universitaria y las prácticas evaluativos. Educere. Venezuela, 2005; 9(31): 531-40.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).