O ensino em clínica integrada: novos parâmetros e antigos tabus

Autores

  • Eduardo José Guerra Seabra Professor Dr. da Clínica Integrada do curso de Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN Mestre em Clínicas Odontológicas e Doutor em Ciências da Saúde - UFRN
  • Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima Professora Dra. da Clínica Integrada do curso de Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN Mestre em Clínicas Odontológicas e Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFRN
  • Alfredo Júlio Fernandes Neto Prof. Dr. em Reabilitação Oral pela USP - Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1352

Palavras-chave:

Odontologia.

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em Odontologia, vigorantes no Brasil desde 2002 preconizam, entre outras coisas, a disposição dos conteúdos teórico/práticos de algumas disciplinas em clínicas integradas com níveis de complexidade crescente ao longo do curso. Por isso, é preciso que se repense com real profundidade no sentido pedagógico sobre os objetivos de integração de conteúdos, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A partir de comentários sobre sequências clínicas de tratamento odontológico interdisciplinar e sugestão de uma rotina clínica de planejamento e procedimentos clínicos aberta a ser transdisciplinar, discutem-se características inerentes ao ensino e a prática em clínica integrada, bem como algumas características sobre competências docentes para esta “nova disciplina” visando incrementar o processo de transição vivido atualmente pelas escolas de Odontologia de um currículo tradicional para um integralista.

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Referências

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Publicado

26-01-2008

Como Citar

Guerra Seabra, E. J., Cavalcanti Lima, I. P., & Fernandes Neto, A. J. (2008). O ensino em clínica integrada: novos parâmetros e antigos tabus. Revista Da ABENO, 8(2), 118–125. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1352

Edição

Seção

Artigos