Metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem: possibilidade para uma prática educativa mais participativa na área da saúde

Autores

  • Mirelle Finkler Professora Substituta do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catariana. Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia
  • Silviamar Campogara Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Enfermeira. Doutora em Enfermagem
  • Kenya Schmidt Reibnitz Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeira. Doutora em Enfermagem
  • Vânia Marli Schubert Backes Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeira. Doutora em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1357

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa. Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino Superior. Formação de Recursos Humanos. Educação em Odontologia. Ensino de Enfermagem.

Resumo

Este trabalho consiste em uma reflexão teórica sobre a utilização de metodologias ativas de ensinoaprendizagem, tais como a Metodologia da Problematização e da Aprendizagem Baseada em Problemas, no atual contexto de mudanças na formação de profissionais de saúde, buscando ressaltar os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentam uma prática educativa mais participativa e adequada à sociedade.

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Publicado

26-01-2008

Como Citar

Finkler, M., Campogara, S., Reibnitz, K. S., & Schubert Backes, V. M. (2008). Metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem: possibilidade para uma prática educativa mais participativa na área da saúde. Revista Da ABENO, 8(2), 140–145. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1357

Edição

Seção

Artigos