Os sete saberes necessários à educação do futuro e o planejamento das ações de saúde: algumas reflexões e confluências

Autores

  • Iris do Céu Clara Costa Professora Doutora do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i2.1390

Palavras-chave:

Currículo. Diretrizes. Educação baseada em competências

Resumo

No sentido de entender as dificuldades de planejar ações de saúde, buscou-se identificar e compreender as correlações existentes entre as diretrizes curriculares dos cursos de graduação da área de saúde, com todas as competências e habilidades que o aluno deverá desenvolver, e os sete saberes necessários à educação do futuro de Edgar Morin.8 Foi possível estabelecer relações claras entre esses temas aparentemente distintos mas com tantas coisas em comum, bem como identificar lacunas num e noutro tema e caminhos para sua superação. Considerando que os alunos são reflexos dos professores, foi possível concluir que é urgente a necessidade de se reformularem currículos e, paralelamente, de se investir na capacitação dos professores, elementos-chave de qualquer mudança, cuja formação defasada e às vezes divergente não permitirá uma reforma curricular plena.

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Publicado

29-01-2007

Como Citar

Clara Costa, I. do C. (2007). Os sete saberes necessários à educação do futuro e o planejamento das ações de saúde: algumas reflexões e confluências. Revista Da ABENO, 7(2), 122–129. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i2.1390

Edição

Seção

Artigos