Os sete saberes necessários à educação do futuro e o planejamento das ações de saúde: algumas reflexões e confluências
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i2.1390Palavras-chave:
Currículo. Diretrizes. Educação baseada em competênciasResumo
No sentido de entender as dificuldades de planejar ações de saúde, buscou-se identificar e compreender as correlações existentes entre as diretrizes curriculares dos cursos de graduação da área de saúde, com todas as competências e habilidades que o aluno deverá desenvolver, e os sete saberes necessários à educação do futuro de Edgar Morin.8 Foi possível estabelecer relações claras entre esses temas aparentemente distintos mas com tantas coisas em comum, bem como identificar lacunas num e noutro tema e caminhos para sua superação. Considerando que os alunos são reflexos dos professores, foi possível concluir que é urgente a necessidade de se reformularem currículos e, paralelamente, de se investir na capacitação dos professores, elementos-chave de qualquer mudança, cuja formação defasada e às vezes divergente não permitirá uma reforma curricular plena.Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Educação. A Reforma Universitária e as reformas curriculares [mimeo]. Oficina Pedagógica da PróReitoria de Graduação - PROGRAD/UFRN; 1970.
Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia e Odontologia. Brasília: Conselho Nacional de Educação; 2002.
Costa ICC. Planejamento das ações de saúde. In: Ferreira MA, Roncalli AG, Lima KC, org. Saúde Bucal Coletiva: conhecer para atuar. Natal: EDUFRN; 2004. p. 287-300.
Demo P. Saber pensar. Revista da ABENO. 2005;5(1):75-9.
Garbin CAS, Saliba NA, Moimaz SAS, Santos KT. O papel das universidades na formação de profissionais na área de saúde. Revista da ABENO. 2006;6(1):6-10.
Lemos CLS. A implantação das diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Odontologia no Brasil: algumas reflexões. Revista da ABENO. 2005;5(1):80-5.
Manfredini MA. Abrindo a boca: reflexões sobre bocas, corações e mentes. In: Campos FCB, Henriques CMP, org. Contra a maré à beira-mar: a experiência do SUS em Santos. São Paulo: Hucitec; 1997. p. 72-89.
Morin E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3ª ed. São Paulo: Cortez; 2001.
Tancredi FB, Barrios SRL, Ferreira JHG. Planejamento em saúde v. 2. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; 1998.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estatuto e Regimento Geral da UFRN/Ministério da Educação e do Desporto. Natal: EDUFRN; 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).