Pesquisa qualitativa: um outro caminho para a produção do conhecimento em odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i2.1392Palavras-chave:
Odontologia. Educação. Pesquisa. Pesquisa qualitativa.Resumo
O presente artigo consiste numa reflexão acerca dos modos de produção do conhecimento em odontologia e seus reflexos na formação profissional, apontando a necessidade de uma revisão e, por conseguinte, de um novo caminho para tal. Argumenta a favor da pesquisa qualitativa como um caminho para superar as limitações impostas pelo modelo hegemônico do paradigma quantitativo. A partir de um levantamento em bases de dados, verificou-se que o número de pesquisas qualitativas na odontologia ainda é muito pequeno, embora sejam ricas em diversidade. Aponta a importância de uma reformulação no modelo de produção do conhecimento em odontologia, até mesmo para dar atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais que requerem novos enfoques metodológicos e estruturas conceituais. Além disso, destaca que nos é requerido, como profissionais da área da saúde, produzir conhecimento e não simplesmente incorporá-lo e consumi-lo.Downloads
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