Análise das dificuldades dos alunos de graduação durante as manobras de odontometria

Autores

  • João Marcelo Ferreira de Medeiros Professores do Programa de Mestrado em Odontologia, Subárea Endodontia, da Universidade de Taubaté.
  • Sandra Marcia Habitante Professores do Programa de Mestrado em Odontologia, Subárea Endodontia, da Universidade de Taubaté.
  • Nivaldo André Zöllner Professor Assistente Doutor da Disciplina de Endodontia e Clínica Integrada do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté.
  • Pedro Luiz de Carvalho Professor Assistente Doutor da Disciplina de Imaginologia Dentomaxilofacial do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté.
  • Claudia Auxiliadora Pinto Professora Assistente da Disciplina de Endodontia e Clínica Integrada do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté.
  • José Luiz Lage-Marques Professor Titular da Universidade de Taubaté e da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1410

Palavras-chave:

Radiografia dentária. Odontometria. Molar. Prémolar. Incisivo.

Resumo

O propósito do presente trabalho foi identificar e avaliar, valendo-se de um questionário, as dificuldades dos alunos durante as atividades laboratoriais da Disciplina de Endodontia realizadas em dentes humanos extraídos montados em manequim. Para isso, foram analisados os resultados das tomadas radiográficas periapicais durante o procedimento odontométrico em função da quantidade de películas radiográficas e suas perdas, do desperdício ou não do tempo de trabalho e do tempo de trabalho. Foram selecionados 50 alunos do terceiro ano cursando a Disciplina de Endodontia do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté no primeiro semestre de 2005. Ao término de suas atividades laboratoriais, procuravam-se alunos, que foram avaliados por meio de uma entrevista com tempo mínimo estimado de 10 minutos. Nessa entrevista, os professores explicavam e mostravam o conteúdo do questionário aos alunos, tendo sido pedidos a estes, inicialmente, o preenchimento e a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido; após isso, os professores distribuíam para cada aluno seis a sete fichas com o referido questionário, sendo uma ficha destinada para cada dente em que já tinha sido executado o procedimento odontométrico, pedindo a ele que se manifestasse e identificasse nesse questionário previamente elaborado a presença ou não das referidas dificuldades. Concluiu-se que, na maioria das vezes, os molares foram os dentes que apresentaram as maiores freqüências em número e porcentagens de dificuldades, seguindo-se os pré-molares e por último os incisivos. Houve diferença estatisticamente significante (p = 0,01) em relação à quantidade de películas radiográficas utilizadas, ao desperdício de tempo de trabalho e ao tempo de trabalho durante os procedimentos odontométricos entre os três grupos dentários avaliados.

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Publicado

29-01-2007

Como Citar

Ferreira de Medeiros, J. M., Habitante, S. M., Zöllner, N. A., de Carvalho, P. L., Pinto, C. A., & Lage-Marques, J. L. (2007). Análise das dificuldades dos alunos de graduação durante as manobras de odontometria. Revista Da ABENO, 7(1), 38–46. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1410

Edição

Seção

Artigos