A preocupação social nos currículos de odontologia

Autores

  • Rafael Gomes Ditterich Mestres em Odontologia (Clínica Integrada) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Priscila Paiva Portero Mestres em Odontologia (Clínica Integrada) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Leide Mara Schmidt Doutora em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora de Didática Aplicada ao Ensino Superior do Programa de Mestrado em Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1413

Palavras-chave:

Faculdades de odontologia. Educação em odontologia. Odontologia comunitária. Currículo. Meio social.

Resumo

Atualmente, os cursos de graduação em Odontologia estão à frente de um grande desafio na proposta de ensino, que é sair de um modelo centrado no diagnóstico, tratamento e na recuperação de doenças, que foi praticado durante anos, para outro centrado na promoção de saúde, prevenção e cura de pessoas. O presente artigo de revisão faz uma reflexão sobre a importância da preocupação social nos currículos das universidades e faculdades de Odontologia na formação dos futuros cirurgiões-dentistas. Os cursos de graduação tendem a apresentar a condição de ensino fragmentado dentro de ambientes da própria instituição, cabendo ao acadêmico a integração dos conteúdos, o que leva este futuro profissional a um distanciamento da realidade da população. A preocupação social é uma realidade que deve estar presente nos currículos de Odontologia, só assim as universidades e faculdades conseguirão formar um profissional com uma visão integral da saúde. Também existe a necessidade de resgatar a importância e a validade dos estágios extramuros como ambiente essencialmente necessário para a aprendizagem dos alunos.

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Publicado

29-01-2007

Como Citar

Ditterich, R. G., Portero, P. P., & Schmidt, L. M. (2007). A preocupação social nos currículos de odontologia. Revista Da ABENO, 7(1), 58–62. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1413

Edição

Seção

Artigos