Social concern in the dentistry curriculum
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1413Palabras clave:
Schools, dental. Education, dental. Community dentistry. Curriculum. Social environmentResumen
Currently, the undergraduation courses in Dentistry face a great educational challenge, namely, to leave behind a model centered on the diagnosis and treatment of illnesses and recovery from them, which was practised for years, and adopt one centered on health promotion, prevention and cure. The present literature review reflects on the importance of social concern in the curriculum of dental schools and universities and in the training of future dentists. Undergraduation courses tend to suffer with the problem of fragmented education inside the very institution, leaving the student with the burden of having to integrate the several subjects by himself, leading this future professional to become apart from the reality of the population. Social concern is a reality that must be present in the Dentistry curriculum, only thus will universities and dental schools be able to train a professional with a holistic view of health. There is also the need to redeem the importance and validity of extramural training as an environment that favours learning.Descargas
Citas
Angeletti P, Abramowicz M. Subsídios para a obtenção dos
serviços da clínica de odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – Aspectos éticos e legais. Rev Cons Reg Odontol Pernambuco 2001;4(1):13-36.
Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Diretrizes da ABENO para a definição do estágio supervisionado nos cursos de Odontologia. Revista da ABENO 2002;2(1):39.
Bernal Alvarez T. La nueva formación odontológica y el compromiso social con las comunidades. Rev Bras Odontol Saúde Coletiva 2000; Supl Esp:83-9.
Brasil . Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação . Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/ CES 329/2004 . Carga horária mínima dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial [acesso 25 dez 2004] . Disponível em: http://www.abeno.org.br .
Brasil . Ministério da Educação e Cultura . Conselho Nacional de Educação . Câmara de Educação Superior . Resolução CNE/ CES 3/2002 . Diário Oficial da União . 04 mar 2002 . Sec . 1:10 .
Frazão P, Schneider Filho DA . Integração ensino-serviços: avaliação de estágio de Odontologia em Saúde Coletiva . Rev Bras Odontol Saúde Coletiva 2001;2(2):53-9 .
Galassi MAS, Barbin EL, Spanó JCE, Melo JAJ, Tortamano N, Carvalho ACP . Atividades extramuros como estratégia viável no processo ensino-aprendizagem . Revista da ABENO 2006; 6(1):669
Garbin CAS, Saliba NA, Moimaz SAS, Santos KT . O papel das universidades na formação de profissionais na área da saúde . Revista da ABENO 2006;6(1):6-10 .
Landín FC, Dupuy FH, Troya MB . Nueva estratégia curricular en la formación del estomatólogo general . Educ Med Salud
;27(2):206-13.
Lemos CLS . Explicitando o currículo oculto da clínica integrada. Pesq Bras Odontoped Clin Integr 2004;4(2):105-12 .
Masetto MT . Competência pedagógica do professor universitário . São Paulo: Summus; 2003.
Masetto MT . Discutindo processo ensino-aprendizagem no ensino superior . In: Marcondes E, Gonçalves EL . Educação Médica. São Paulo: Savier; 1998 . p . 11-9.
Mendes RF, Moura MS, Prado Júnior RR, Moura LFAD, Lages GP, Gonçalves MP . Contribuição do estágio supervisionado da UFPI para a formação humanística, social e integrada . Revista da ABENO 2006;6(1):61-5 .
Moimaz SAS, Saliba NA, Garbin CAS, Zina LG, Furtado JF, Amorim JA . Serviço extramuro odontológico: impacto na formação profissional . Pesq Bras Odontoped Clin Integr 2004; 4(1):53-7 .
Moura LFAD, Lira DMMP, Moura MS, Barros SSLV, Lopes TSP, Leopoldino VD et al. Apresentação do programa preventivo para gestantes e bebês . J Bras Odontopediatr Odontol Bebê 2001;4(17):10-4 .
Moysés SJ . Políticas de saúde e formação de recursos humanos em Odontologia . Revista da ABENO 2004;4(1):30-7 .
Moysés ST, Moysés SJ, Kriger L, Schimitt EJ . Humanizando a educação em Odontologia . Revista da ABENO 2003;3(1):58-64 .
Paula LM, Bezerra ACB . A estrutura curricular dos cursos de Odontologia no Brasil . Revista da ABENO 2003;3(1):7-14 .
Ringel R, Cánepa C, Guelfi C, Viscondi M . Enseñanza aprendizaje en servicios de salud y comunidad . Rev Bras Odontol Saúde Coletiva 2000;Supl Esp:75-82 .
Rodrigues RPCB, Saliba NA, Moimaz SAS . Saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de Odontologia do Brasil . Revista da ABENO 2006;6(1):81-7 .
Segura MEC, Soares MS, Jorge WA . Programas extramuros nas instituições de ensino de Odontologia na América Latina e nos Estados Unidos da América: contribuição ao estudo . Educ Med Salud 1995;29(2):218-27 .
Zabalza MA. O ensino universitário: seus cenários e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed; 2003
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).