Avaliação de serviços odontológicos: a visão dos pacientes

Autores

  • Elisabete Rabaldo Bottan Professora do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí.
  • Rosiane Aparecida de Liz Sperb Acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí.
  • Paulo SchlichTelles Acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí.
  • Mário Uriarte Neto Coordenador do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1427

Palavras-chave:

Satisfação do paciente. Aceitação pelo paciente de cuidados de saúde. Recursos humanos em odontologia

Resumo

Através de um estudo exploratório, com abordagem descritiva, investigou-se a opinião de pacientes, em atendimento nas clínicas odontológicas do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), sobre a qualidade dos serviços prestados. Foi constituída uma amostra acidental, no período de maio a novembro de 2004. O grupo investigado foi formado por 41 mulheres (80,4%) e 10 homens (19,6%) com idades que variaram de 20 a 73 anos, com uma maior concentração na faixa de 31 a 50 anos (45,1%). O instrumento para coleta de dados constou de uma entrevista semi-estruturada que enfocava aspectos estruturais, aspectos referentes aos professores e acadêmicos, e satisfação do paciente em relação ao processo de atendimento. As entrevistas foram registradas e as falas agrupadas segundo categorias. Os pacientes enfocaram, prioritariamente, o bom relacionamento com os acadêmicos e professores e a qualidade dos tratamentos realizados. Alguns pontos fracos do processo foram identificados, fornecendo informações preciosas para a melhoria do trabalho desenvolvido nas clínicas, conseqüentemente contribuindo para a melhoria dos serviços e da satisfação dos pacientes.

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Publicado

29-01-2006

Como Citar

Bottan, E. R., de Liz Sperb, R. A., SchlichTelles, P., & Neto, M. U. (2006). Avaliação de serviços odontológicos: a visão dos pacientes. Revista Da ABENO, 6(2), 128–133. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1427

Edição

Seção

Artigos