Avaliação de serviços odontológicos: a visão dos pacientes
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1427Palavras-chave:
Satisfação do paciente. Aceitação pelo paciente de cuidados de saúde. Recursos humanos em odontologiaResumo
Através de um estudo exploratório, com abordagem descritiva, investigou-se a opinião de pacientes, em atendimento nas clínicas odontológicas do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), sobre a qualidade dos serviços prestados. Foi constituída uma amostra acidental, no período de maio a novembro de 2004. O grupo investigado foi formado por 41 mulheres (80,4%) e 10 homens (19,6%) com idades que variaram de 20 a 73 anos, com uma maior concentração na faixa de 31 a 50 anos (45,1%). O instrumento para coleta de dados constou de uma entrevista semi-estruturada que enfocava aspectos estruturais, aspectos referentes aos professores e acadêmicos, e satisfação do paciente em relação ao processo de atendimento. As entrevistas foram registradas e as falas agrupadas segundo categorias. Os pacientes enfocaram, prioritariamente, o bom relacionamento com os acadêmicos e professores e a qualidade dos tratamentos realizados. Alguns pontos fracos do processo foram identificados, fornecendo informações preciosas para a melhoria do trabalho desenvolvido nas clínicas, conseqüentemente contribuindo para a melhoria dos serviços e da satisfação dos pacientes.Downloads
Referências
Araújo IC. Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará [Dissertação de Mestrado]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2003.
Bacci AVF, Cardoso CL, Pasian SR. Locus de controle em estudantes de odontologia: uma contribuição para o estudo de aspectos da personalidade. Rev Assoc Paul Cir Dent 2002; 56(1):36-41.
Bottan ER, Santos SC, Furlani MA. Imagem do cirurgião dentista: a percepção de indivíduos adultos. In: Salão de Iniciação Científica; 2004. Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: UFRGS; 2004.
Butters JN, Willis DO. A comparison of patient satisfaction among current and former dental school patients. J Dent Educ 2000;64(6):409-15.
Caproni R. Você foi bem atendido?! Meu Deus! Onde? Em algum país do Primeiro Mundo? 26 mai 2003 [acesso 22 abr 2004]. Disponível em: http://www.odontologia.com.br/artigos.aspid=30&idesp=8&ler=s.
Douglass C. A psicologia no tratamento do paciente odontológico. The Oral Care Report/Prev News 2004;12(3):5 [acesso 18 jun 2004]. Disponível em: http://www.colgateprofissional.com.br.
Frenkiel AK. Percepção de qualidade. 28 abr 2003 [acesso 28 mai 2004]. Disponível em: http://www.odontologia.com.br/artigos.aspid=373&idesp=8&ler=s
Garcia PPNS, Contreras EFR. Estratégias adotadas por cirurgiões-dentistas para a manutenção do paciente no consultório odontológico. Rev Paul Odontol 2002;24(1):27-30.
Juhas R. Utilização de indicadores para avaliação da estrutura, dos processos internos e dos resultados em assistência à saúde bucal [Dissertação de Mestrado]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2002.
Junqueira CR. Avaliação da percepção dos pacientes de uma instituição de ensino superior de odontologia sobre o tratamento oferecido: considerações sobre os aspectos éticos envolvidos no atendimento [Dissertação de Mestrado]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2002.
Leão ATT, Dias K. Avaliação dos serviços de saúde prestados por faculdades de odontologia: a visão do usuário. Rev Bras Odontol Saúde Coletiva 2001;2(1):40-6.
Maciel-Lima SM. Acolhimento solidário ou atropelamento? A qualidade na relação profissional de saúde e paciente face à tecnologia informacional. Cad Saúde Pública 2004;20(2):502-11.
Minas RP. O paciente no contexto do ensino [Dissertação de Mestrado]. Faculdade de Odontologia da UFMG; 2002.
Ramos FB. Como o paciente se sente ao ser atendido por um aluno de odontologia? Rev CROMG 2001;7(1):10-5.
Ramos FB. Eficácia do atendimento oferecido aos pacientes da clínica integrada da Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina. Rev CROMG 1997;3(2):56-63.
Ramos FB, Fonseca LLV, Lucas SD. The meaning of a dental clinic for its patient: the experience of faculdade federal de odontologia de Diamantina. Rev CROMG 1999;5(2):87-94.
Rocha CR, Bercht SB. Estudo do abandono do tratamento odontológico em serviço público de Porto Alegre: o Centro de Saúde Murialdo. Rev Fac Odontol Univ Fed Rio Grande do Sul 2000;42(2):25-31.
Russo FLP. Gestão em odontologia. São Paulo: Lovise; 2003.
Serapioni M. Avaliação de qualidade em saúde: a contribuição da sociologia da saúde para superação da polarização entre visão dos usuários e a perspectiva dos profissionais da saúde. Saúde em Debate 1999;23:81-92.
Souza HM. Saúde, engenho e arte. Rev Bras Saúde Fam 2000;53(3):7-16.
Teixeira R. Entendendo a relação paciente profissional. Rev Assoc Paul Cir Dent 2000;54(4):267-78.
Trad LAB, Bastos ACS, Santana EM, Nunes MO. Estudo etnográfico da satisfação do usuário do Programa de Saúde da
Família (PSF) na Bahia. Cienc Saúde Coletiva 2002;7(3):581-9.
Vázquez ML, Silva MRF, Campos ES, Arruda IKG, Diniz AS, Veras IL, et al. Participação social nos serviços de saúde: concepções dos usuários e líderes comunitários em dois municípios do Nordeste do Brasil. Cad Saúde Pública 2003;19(2):579-91.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).