Evaluation of dental services: the patients’ view
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1427Keywords:
Patient satisfaction. Patient acceptance of health care. Dental staff.Abstract
Through a descriptive approach, this study explored the patients’ opinions on the quality of the dental services provided by the undergraduation dentistry clinics, Vale do Itajaí University (UNIVALI). An accidental sample was used, covering the period between May and November, 2004. Fifty one patients were interviewed, with the following characteristics: 41 women (80.4%) and 10 men (19.6%), ages varying between 20 and 73 years, with a higher concentration between 31 and 50 years of age (45.1%). The semi-structured questionnaire focused on the structural aspects of the institution, aspects related to teachers and students, and patient satisfaction regarding the dental care given to them. The interviews were registered and grouped according to categories. The patients mainly reported on the good relationship with students and teachers, as well as the overall quality of the services. Some weaknesses of the process were identified, providing rich information for the improvement of the clinics operation and, consequently, better services and greater patient satisfaction.Downloads
References
Araújo IC. Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará [Dissertação de Mestrado]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2003.
Bacci AVF, Cardoso CL, Pasian SR. Locus de controle em estudantes de odontologia: uma contribuição para o estudo de aspectos da personalidade. Rev Assoc Paul Cir Dent 2002; 56(1):36-41.
Bottan ER, Santos SC, Furlani MA. Imagem do cirurgião dentista: a percepção de indivíduos adultos. In: Salão de Iniciação Científica; 2004. Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: UFRGS; 2004.
Butters JN, Willis DO. A comparison of patient satisfaction among current and former dental school patients. J Dent Educ 2000;64(6):409-15.
Caproni R. Você foi bem atendido?! Meu Deus! Onde? Em algum país do Primeiro Mundo? 26 mai 2003 [acesso 22 abr 2004]. Disponível em: http://www.odontologia.com.br/artigos.aspid=30&idesp=8&ler=s.
Douglass C. A psicologia no tratamento do paciente odontológico. The Oral Care Report/Prev News 2004;12(3):5 [acesso 18 jun 2004]. Disponível em: http://www.colgateprofissional.com.br.
Frenkiel AK. Percepção de qualidade. 28 abr 2003 [acesso 28 mai 2004]. Disponível em: http://www.odontologia.com.br/artigos.aspid=373&idesp=8&ler=s
Garcia PPNS, Contreras EFR. Estratégias adotadas por cirurgiões-dentistas para a manutenção do paciente no consultório odontológico. Rev Paul Odontol 2002;24(1):27-30.
Juhas R. Utilização de indicadores para avaliação da estrutura, dos processos internos e dos resultados em assistência à saúde bucal [Dissertação de Mestrado]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2002.
Junqueira CR. Avaliação da percepção dos pacientes de uma instituição de ensino superior de odontologia sobre o tratamento oferecido: considerações sobre os aspectos éticos envolvidos no atendimento [Dissertação de Mestrado]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2002.
Leão ATT, Dias K. Avaliação dos serviços de saúde prestados por faculdades de odontologia: a visão do usuário. Rev Bras Odontol Saúde Coletiva 2001;2(1):40-6.
Maciel-Lima SM. Acolhimento solidário ou atropelamento? A qualidade na relação profissional de saúde e paciente face à tecnologia informacional. Cad Saúde Pública 2004;20(2):502-11.
Minas RP. O paciente no contexto do ensino [Dissertação de Mestrado]. Faculdade de Odontologia da UFMG; 2002.
Ramos FB. Como o paciente se sente ao ser atendido por um aluno de odontologia? Rev CROMG 2001;7(1):10-5.
Ramos FB. Eficácia do atendimento oferecido aos pacientes da clínica integrada da Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina. Rev CROMG 1997;3(2):56-63.
Ramos FB, Fonseca LLV, Lucas SD. The meaning of a dental clinic for its patient: the experience of faculdade federal de odontologia de Diamantina. Rev CROMG 1999;5(2):87-94.
Rocha CR, Bercht SB. Estudo do abandono do tratamento odontológico em serviço público de Porto Alegre: o Centro de Saúde Murialdo. Rev Fac Odontol Univ Fed Rio Grande do Sul 2000;42(2):25-31.
Russo FLP. Gestão em odontologia. São Paulo: Lovise; 2003.
Serapioni M. Avaliação de qualidade em saúde: a contribuição da sociologia da saúde para superação da polarização entre visão dos usuários e a perspectiva dos profissionais da saúde. Saúde em Debate 1999;23:81-92.
Souza HM. Saúde, engenho e arte. Rev Bras Saúde Fam 2000;53(3):7-16.
Teixeira R. Entendendo a relação paciente profissional. Rev Assoc Paul Cir Dent 2000;54(4):267-78.
Trad LAB, Bastos ACS, Santana EM, Nunes MO. Estudo etnográfico da satisfação do usuário do Programa de Saúde da
Família (PSF) na Bahia. Cienc Saúde Coletiva 2002;7(3):581-9.
Vázquez ML, Silva MRF, Campos ES, Arruda IKG, Diniz AS, Veras IL, et al. Participação social nos serviços de saúde: concepções dos usuários e líderes comunitários em dois municípios do Nordeste do Brasil. Cad Saúde Pública 2003;19(2):579-91.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).