Representação social de acadêmicos de odontologia sobre a área de Odontologia Social
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1435Palavras-chave:
Educação em odontologia. Odontologia preventiva. Saúde pública.Resumo
A concepção tradicional do currículo odontológico, dividido em disciplinas, não foi capaz de aproximar o profissional formado da realidade do sistema nacional de saúde. No início da formação, os acadêmicos dos cursos de Odontologia são capazes de construir uma imagem da área de estudo de algumas disciplinas; porém, quanto à Odontologia Social, há desconhecimento da área de atuação. Foi objetivo do presente trabalho conhecer a percepção previamente formada sobre a Odontologia Social, de alunos do 3º ano do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista (FOA-UNESP), que ainda não haviam cursado a referida disciplina. A cada ano, no primeiro dia de aula da disciplina, todos os alunos respondiam à pergunta aberta: “Odontologia Social é...”. Ao final de 3 (três) anos, foram apurados 195 questionários. Inicialmente, fez-se uma leitura na íntegra de todas as respostas de uma forma rápida; em seguida, novas leituras foram realizadas de forma criteriosa, considerando-se as partes significativas.Downloads
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