Social representation of dental students about the field of social dentistry
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1435Palabras clave:
Education, dental. Preventive Dentistry. Public Health.Resumen
The traditional conception of the dental curriculum, divided into disciplines, had not been capable of bringing the graduated professional closer to the reality of the National Health System. In the beginning of their undergraduation course, dental students have preconceived ideas about some disciplines, but know very little about the Social Dentistry discipline and its purposes. This study aimed to investigate the previously formed perception of 3rd year dental students attending the School of Dentistry of Araçatuba, Paulista State University (FOA-UNESP) about Social Dentistry. The students had not yet taken the course on social dentisty. Each year, on the discipline’s first day of class, all students answered to the question: “Social Dentistry is....”. After three years, 195 questionnaires were collected. First, all answers were quickly read through.Descargas
Citas
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1994.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal; 1988.
Brasil. Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 mar 2002, seção 1, p. 10.
Brasil. Ministério da Saúde – Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Projeto SB Brasil 2003: Condições de Saúde Bucal na população brasileira: 2002/2003: Resultados Principais. Brasília: Ministério da Saúde; 2005.
Medeiros UV. Experiências inovadoras no ensino de Odontologia. Rev Odontol Mod 1997;24(1):9-12.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec-Abrasco; 1996.
Morita MC, Kriger L. Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Revista da ABENO 2004;4(1):17-21.
Moyses SJ. Políticas de saúde e formação de recursos humanos em Odontologia. Revista da ABENO 2004;4(1):30-7.
Neto HP, Bijella VT, Moraes N. Análise de algumas características dos profissionais formados pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Rev Bras Odontol 1983;40(4):15-8.
Noronha AB, Sophia D, Machado K. Formação profissional em saúde. Radis: Comunicação em saúde 2002;3:11-17.
Pereira AC. Odontologia em Saúde Coletiva: planejando ações e promovendo saúde. Porto Alegre: Artmed; 2003.
Perri de Carvalho AC. Planejamento do curso de graduação de Odontologia. Revista da ABENO 2004;4(1):7-13.
Viegas AR. Prevenção e filosofia do currículo. Bol Ass Bras Ens Odont 1978;9:39-44.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).