A leitura e a formação humanística do estudante de odontologia: processos em construção

Autores

  • Jurema Nogueira Mendes Rangel Mestre em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1443

Palavras-chave:

Educação em odontologia. Leitura. Compreensão de leitura.

Resumo

Este artigo tem como objetivo traçar os percursos dos estudantes do 1º período do curso de odontologia em relação à leitura, focalizando os atos de leitura presentes na vida universitária que podem colaborar para a formação humanística do odontólogo. Considerando as contribuições da história cultural, buscouse entender: “Como esses alunos estabelecem os primeiros contatos com os objetos de leitura que o ensino superior coloca em circulação?”. É um estudo exploratório, produto de uma pesquisa-ação, junto a 70 alunos da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário com 12 perguntas, sendo 3 abertas. Os resultados apontam diferentes trajetórias de leitura em formação. Conclui-se que a formação do leitor crítico deve ser um compromisso do docente universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida Filho JCP. A diferença que faz uma formação universitária aos alunos de graduação. In: Lima RCCP, organizador. Leituras: múltiplos olhares. Campinas: Mercado de Letras/São João da Boa Vista: Unifeob; 2005. p. 97-102.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Superior. Resolução CNE/CES 3, de

de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília; 2002 [citado 2005 fev 10]. Disponível em: URL: http://www.portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf.

Britto LPL. Leitura e escrita de estudantes universitários. In: Britto LPL. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas: Mercado Aberto; 2003. p. 175-94.

Carvalho M. A leitura dos futuros professores: por uma pedagogia da leitura no ensino superior. 5ª ed. Rio de Janeiro: Teias;2002.

Carvalho M, Rangel JNM, Sancas R. Didática da leitura no curso de pedagogia: tornar-se leitor de textos acadêmicos [CDROM]. In: XII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino; 2004 ago 29 - set 01; Curitiba.

Chartier R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. 1ª reimpressão. São Paulo: EdUnesp/Imprensa Oficial do Estado; 1999.

Chartier R. História cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; 1991.

Correa CHA. Entre práticas e representações: uma incursão em alguns aspectos da leitura na universidade. In: XX Reunião da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED);1999; Caxambu.

Kleiman AB. Oficina de leitura. Campinas: Pontes; 1993.

Larossa J. Sobre a lição. In: Larossa J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica; 2001. p. 139-48.

Leite SAS, Oliveira LR. Constituição do leitor: análise dos eventos de leitura no curso de pedagogia da Unicamp. Leitura: teoria e prática 2004;22(42):19-32.

Moysés ST, Moysés SJ, Kriger L. Humanizando a educação em Odontologia. Revista da ABENO [periódico on-line] 2003 [citado 2005 fev 8]. Disponível em: URL: http://www.abeno.org.br/revista/arquivos_pdf/2--3/Moys.pdf.

Ramires V. Leitura e produção escrita de universitários. Leitura: teoria e prática 2002;20(38):37-51.

Rangel JNM. A leitura na universidade: uma visão interdisciplinar. Rio de Janeiro; 2005 (mimeo).

Rangel JNM. O currículo e a formação do universitário para a pesquisa: conhecendo o acervo da Biblioteca Nacional [CDROM]. In: VI Colóquio sobre Questões Curriculares, II Colóquio Luso Brasileiro sobre Questões Curriculares - Currículo:

Pensar, inventar, diferir, 2004 ago 16-9; Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: UERJ; 2004.

Richardson R, Peres JAS, Wanderlet JCV, Correia LM, Peres MH. Métodos quantitativos e qualitativos. In: Richardson R, Peres JAS, Wanderlet JCV, Correia LM, Peres MH. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas; 1985. p. 29-48.

Downloads

Publicado

29-01-2006

Como Citar

Mendes Rangel, J. N. (2006). A leitura e a formação humanística do estudante de odontologia: processos em construção. Revista Da ABENO, 6(1), 20–27. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1443

Edição

Seção

Artigos