A leitura e a formação humanística do estudante de odontologia: processos em construção
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1443Palavras-chave:
Educação em odontologia. Leitura. Compreensão de leitura.Resumo
Este artigo tem como objetivo traçar os percursos dos estudantes do 1º período do curso de odontologia em relação à leitura, focalizando os atos de leitura presentes na vida universitária que podem colaborar para a formação humanística do odontólogo. Considerando as contribuições da história cultural, buscouse entender: “Como esses alunos estabelecem os primeiros contatos com os objetos de leitura que o ensino superior coloca em circulação?”. É um estudo exploratório, produto de uma pesquisa-ação, junto a 70 alunos da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário com 12 perguntas, sendo 3 abertas. Os resultados apontam diferentes trajetórias de leitura em formação. Conclui-se que a formação do leitor crítico deve ser um compromisso do docente universitário.Downloads
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