A problematização como modelo para ensino universitário: uma experiência piloto com alunos do 3º e 4º anos do curso de odontologia

Autores

  • Rodrigo Otávio Moretti Pires Doutorando da Universidade de São Paulo.
  • Sonia Maria Villela Bueno Professora Livre-Docente/Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1448

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Aprendizagem baseada em problemas.

Resumo

No presente trabalho os autores investigam resumidamente o desenvolvimento da odontologia e de seu ensino. Discorrem sobre o perfil do cirurgião-dentista atual e a ineficácia de sua atuação frente às demandas populacionais. Como experiência pedagógica, promoveu-se, em 5 dias e utilizando três períodos em cada, um curso intensivo de capacitação em Saúde da Família a alunos do terceiro e quarto anos de uma Faculdade de Odontologia particular do interior do Estado de São Paulo. Ao final do curso, os alunos responderam a um questionário semi-estruturado e avaliaram as diferenças, vantagens e desvantagens do uso no ensino de Odontologia do modelo tradicional e do modelo da problematização preconizado por Freire6 (1996).

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Publicado

29-01-2006

Como Citar

Moretti Pires, R. O., & Villela Bueno, S. M. (2006). A problematização como modelo para ensino universitário: uma experiência piloto com alunos do 3º e 4º anos do curso de odontologia. Revista Da ABENO, 6(1), 54–65. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1448

Edição

Seção

Artigos