Atividades extramuros como estratégia viável no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1450Palavras-chave:
Ensino. Educação em Odontologia. Educação em saúde. Aprendizagem.Resumo
A sala de aula não se limita a um espaço físico dentro da universidade. O aluno precisa ser inserido no contexto profissional, saindo de práticas realizadas exclusivamente dentro do espaço físico formal para atividades extramuros. As atividades extramuros têm sido utilizadas com sucesso entre os graduandos dos cursos da saúde (Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia) da Universidade Paulista, Campus Vargas de Ribeirão Preto, através do exercício de práticas educativas e preventivas na comunidade, em parcerias públicas e privadas. É uma variação do ambiente ensino/aprendizagem valiosa tanto pelo contato do aluno com a comunidade, quanto pela grande interação entre professor e aluno. Os cursos de saúde devem proporcionar a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes na vivência de um mundo real, conhecida através da integração da universidade com a comunidade. O aluno em contato com comunidades carentes, além do aprendizado, exerce cidadania, tornando-se um profissional mais humano. As instituições envolvidas neste estudo, considerando esses aspectos, incentivaram e apoiaram as atividades extramuros de ensino/aprendizagem, motivando professores e alunos e proporcionando troca de informações e de experiências através da integração dos graduandos dos diferentes cursos oferecidos. Nessas atividades externas, foram observados entusiasmo, participação e grande satisfação entre os alunos, bem como um desejo de realizá-las novamente.Downloads
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