Atividades extramuros como estratégia viável no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Marlei Aparecida Seccani Galassi Professores do Curso de Odontologia da Universidade Paulista, Campus Vargas de Ribeirão Preto.
  • Eduardo Luis Barbin Professores do Curso de Odontologia da Universidade Paulista, Campus Vargas de Ribeirão Preto.
  • Júlio César Emboava Spanó Professores do Curso de Odontologia da Universidade Paulista, Campus Vargas de Ribeirão Preto.
  • José A. Jam de Melo Professores do Curso de Odontologia da Universidade Paulista, Campus Indianópolis de São Paulo.
  • Nicolau Tortamano Professores do Curso de Odontologia da Universidade Paulista, Campus Indianópolis de São Paulo.
  • Antonio Cesar Perri de Carvalho Presidente da ABENO, Brasília, DF.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1450

Palavras-chave:

Ensino. Educação em Odontologia. Educação em saúde. Aprendizagem.

Resumo

A sala de aula não se limita a um espaço físico dentro da universidade. O aluno precisa ser inserido no contexto profissional, saindo de práticas realizadas exclusivamente dentro do espaço físico formal para atividades extramuros. As atividades extramuros têm sido utilizadas com sucesso entre os graduandos dos cursos da saúde (Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia) da Universidade Paulista, Campus Vargas de Ribeirão Preto, através do exercício de práticas educativas e preventivas na comunidade, em parcerias públicas e privadas. É uma variação do ambiente ensino/aprendizagem valiosa tanto pelo contato do aluno com a comunidade, quanto pela grande interação entre professor e aluno. Os cursos de saúde devem proporcionar a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes na vivência de um mundo real, conhecida através da integração da universidade com a comunidade. O aluno em contato com comunidades carentes, além do aprendizado, exerce cidadania, tornando-se um profissional mais humano. As instituições envolvidas neste estudo, considerando esses aspectos, incentivaram e apoiaram as atividades extramuros de ensino/aprendizagem, motivando professores e alunos e proporcionando troca de informações e de experiências através da integração dos graduandos dos diferentes cursos oferecidos. Nessas atividades externas, foram observados entusiasmo, participação e grande satisfação entre os alunos, bem como um desejo de realizá-las novamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Programa de integração docente-assistencial. Brasília (DF); 1981. [Série Cadernos de Ciências da Saúde, 3].

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 04 mar 2002, seção 1, p. 10.

Delors J. Educação: um tesouro a descobrir. 8ª ed. São Paulo: Cortez ; 2003. 288 p.

Galassi MAS, Santos-Pinto LM, Scannavino FLP. Expectativas do cirurgião-dentista em relação ao mercado de trabalho. Rev Assoc Paul Cir Dent 2004;58(1):67-70.

Lombardo I. Reflexões sobre o planejamento do ensino em Odontologia. Revista da ABENO 2001;1(1):17-24.

Junqueira C, Colombo CED, Tavares PG, Rocha RF, Carvalho YR, Rodrigues JR. Quem é e o que pensa o graduando de odontologia. Rev Odontol UNESP 2002;31(2):269-84.

Martinez CS, Andrade FB, Miotto MHMB. Perfil socioeconômico dos estudantes de odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo. UFES Rev Odontol 2004;6(2):51-8.

Morita MC, Kriger L. Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Revista da ABENO 2004;4(1):17-21.

Perri de Carvalho AC. Educação e saúde em Odontologia - ensino da prática e prática do ensino. São Paulo: Santos; 1995. 93 p.

Perri de Carvalho AC. Planejamento do curso de graduação de Odontologia. Revista da ABENO 2004;4(1):7-13.

Secco LG, Pereira MLT. A profissionalização docente e os desafios político-estruturais dos formadores em Odontologia – um estudo com coordenadores de graduação. Revista da ABENO 2003;4(1):22-8.

Raldi DP, Malheiros CF, Fróis IM, Lage-Marques JL. O papel do professor no contexto educacional sob o ponto de vista dos alunos. Revista da ABENO 2003;3(1):15-23.

Downloads

Publicado

29-01-2006

Como Citar

Seccani Galassi, M. A., Barbin, E. L., Emboava Spanó, J. C., de Melo, J. A. J., Tortamano, N., & Perri de Carvalho, A. C. (2006). Atividades extramuros como estratégia viável no processo ensino-aprendizagem. Revista Da ABENO, 6(1), 66–69. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1450

Edição

Seção

Artigos