Avaliação de clínicas odontológicas na Universidade Católica de Brasília

Autores

  • Daniel Rey de Carvalho Assessor Pedagógico do Curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília.
  • Eric Jacomino Franco Assessor Administrativo do Curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília.
  • Sérgio de Freitas Pedrosa Diretor do Curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1466

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Ensino, tendências. Avaliação educacional.

Resumo

Grandes mudanças na área pedagógica dos cursos de Odontologia têm sido discutidas baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia. Essas mudanças acabam incidindo mais sobre as clínicas odontológicas, e tornase imprescindível que o sistema de avaliação discente seja coerente com as propostas das Diretrizes Curriculares. Portanto, é nosso objetivo mostrar e propor um sistema de avaliação discente para toda e qualquer clínica odontológica. Esse sistema representa o somatório de três notas: uma nota prática (50%), uma nota teórica (30%) e uma nota de produtividade (20%). Ao final do semestre, o aluno deverá ter nota igual ou superior a 7,0 para ser aprovado. A nota prática representa o somatório da avaliação de três quesitos: conduta, material e procedimento. A nota teórica referese ao somatório das avaliações escritas e dos seminários, e a nota de produtividade é uma pontuação que reflete a quantidade de procedimentos concluídos pelo aluno. Após sete semestres de aplicação desse sistema de avaliação, concluímos que o processo avaliativo permite confrontar informações entre as diversas clínicas e os diversos alunos e professores de especialidades diferentes. Há uma uniformização de dados que possibilitam diagnóstico e discussão, os quais culminam com uma reavaliação constante de nossos objetivos dentro do curso de Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barrios O, de la Torre S. Curso de formação para educadores: estratégias didáticas inovadoras. São Paulo: Madras; 2002. 257 p.

Carvalho DR, Pedrosa SF, Brito LM, Cavalari MC. Proposta de avaliação em clínica integrada. Seminário Ensinando e Aprendendo. Revista da ABENO 2002;2(1):28.

Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União. Sec. 1, p. 10. Brasília, 04 mar 2002.

Lombardo I. Reflexões sobre planejamento do ensino de odontologia. Revista da ABENO 2001;1(1):17-24.

Marcondes E, Gonçalves EL. Educação médica. São Paulo: Sarvier; 1998. 409 p.

Nóvoa A. Universidade e formação docente. Interface-Comun Saúde Educ 2000;4(7):129-37. [Entrevista].

Rocha LIT. Avaliação do ensino e da aprendizagem e a relação com o projeto pedagógico. Revista da ABENO 2001;1(1):82-3.

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES). Caderno semestral do laboratório de currículo e ensino. Ano 1, out 1999.

Downloads

Publicado

29-01-2005

Como Citar

de Carvalho, D. R., Franco, E. J., & Pedrosa, S. de F. (2005). Avaliação de clínicas odontológicas na Universidade Católica de Brasília. Revista Da ABENO, 5(2), 109–114. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1466

Edição

Seção

Artigos