Ensino de especialização: redirecionamento acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1468Palavras-chave:
Educação em Odontologia. Ensino. Especialização.Resumo
O ensino de especialização em Odontologia em nosso país é analisado desde a fundamentação e sistematização da pós-graduação stricto sensu até a situação atual, em que, no contexto das várias profissões, o desenvolvimento dos cursos de especialização e a pulverização de especialidades é específico da Odontologia. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) (Lei nº 9.394, de 20/02/1996), há significativa legislação sobre organização e avaliação do ensino superior e regulamentações sobre credenciamento de oferta, funcionamento, cadastro e valor atribuído à certificação de cursos lato sensu. Como o ensino de especialização prepara profissionais para o mercado de trabalho e também oferece recursos humanos para o ensino, é destacada a necessidade da vinculação desse nível de ensino ao projeto pedagógico da Instituição de Ensino Superior (IES) e em coerência com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia. Entre os estudos cabíveis, são pertinentes os referentes a visão integrada da saúde; aspectos preventivos e promocionais da saúde na especialidade; introdução de conteúdos mais significativos de bioética, metodologias da pesquisa e do ensino e para a elaboração de monografia; ensino “on-line”; algumas especificidades de área, como Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF). A revisão da proposta dos cursos de especialização também deve atender à legislação sobre avaliação do ensino superior, alterando-se os critérios para avaliação dos mesmos. A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) encaminhou ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) uma proposta de “Instrumento de Verificação de Cursos de Especialização”. Os novos tempos educacionais pós-LDB induzem à necessidade urgente de discussões e reflexões no âmbito acadêmico sobre o ensino de especializaçãoDownloads
Referências
Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Proposta para o instrumento de verificação das condições de ensino dos cursos de pós-graduação (lato sensu) em Odontologia; 2005. Disponível em: URL: http://www.abeno.org.br.
Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Relatório com base nos resultados dos Grupos de Discussão reunidos na XXXIX Reunião da ABENO. Revista da ABENO 2005;5(1):86-94.
Carvalho DR, Perri de Carvalho AC. Tendências sobre cursos de especialização. Estudo em três níveis de ensino. IX Congresso Internacional de Odontologia do Distrito Federal; 2001. [Painel].
Conselho Federal de Odontologia. Atos normativos. Resolução CFO nº 61/2004, de 03/12/2004. Disponível em: URL: http://www.cfo.org.br.
Conselho Federal de Odontologia. Pesquisa de “Marketing”; 2002. Disponível em: URL: http://www.abeno.org.br.
Ministério da Educação. Educação Superior. Disponível em: URL: http://portal.mec.gov.br/sesu.
Moran JM. Propostas de mudança nos cursos presenciais com a educação “on-line”. Revista da ABENO 2005;5(1):40-5.
Pelissari LD, Basting RT, Flório FM. Vivência da realidade: o rumo da saúde para a Odontologia. Revista da ABENO 2005;5(1):32-9.
Péret ACA. As políticas públicas em educação superior e saúde e a formação do professor de Odontologia numa dimensão crítica [Tese de Doutorado]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2005.
Péret ACA, Lima MLR. A pesquisa nos critérios de avaliação da CAPES e a formação do professor de Odontologia numa dimensão crítica. Revista da ABENO 2005;5(1):46-51.
Perri de Carvalho AC. A Odontologia em tempos da LDB. Canoas: ULBRA; 2001. 95 p.
Perri de Carvalho AC. Formação do cirurgião-dentista. Ensino e profissionalização. Nupes/Universidade de São Paulo; 1996. [Série Documentos de Trabalho. São Paulo].
Perri de Carvalho AC. Planejamento do curso de graduação de Odontologia. Revista da ABENO 2004;4(1):7-13.
Perri de Carvalho AC. Relatório do Fórum de Ensino e Formação em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Revista da ABENO 2003;3(1):86.
Sucupira N. Parecer nº 977 de 1965. Definição dos cursos de pós-graduação. Documenta 1965;56:109.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).