Clínicas Integradas antecipadas: limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1478Palavras-chave:
Odontologia geral. Educação em Odontologia. Ensino.Resumo
A introdução das Clínicas Integradas nos cursos de Odontologia pode contribuir para o desenvolvimento de uma prática mais integral na atenção à saúde. Esse trabalho procura pontuar e discutir limites e possibilidades encontrados a partir de um estudo reflexivo de dois anos e meio dessa experiência no curso de Odontologia do Univag Centro Universitário.Downloads
Referências
Byington CAB. Emocionar para ensinar. Entrevista. Rev Viver Psicologia 2004;(134):8-11.
Campos CEA. O desafio da integralidade segundo as perspectivas da vigilância da saúde e da saúde da família. Ciênc Saúde Coletiva 2003;8(2):569-84.
Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de março de 2002. Seção 1, p. 10.
Freitas LC. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática [Tese de Livre-Docência]. Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP; 1994.
Garrafa V, Moysés SJ. Odontologia brasileira: tecnicamente elogiável, cientificamente discutível, socialmente caótica. Divulgação em Saúde para Debate 1996;(13):6-16.
Németh G, De Paula LM, Varella MA, Angeletti P. Prontuário odontológico na clínica de cursos de Odontologia. Rev ABENO 2001;1(1):77-81.
Porto MFS, Almeida GES. Significados e limites das estratégias de integração interdisciplinar: uma reflexão sobre as contribuições da saúde do trabalhador. Ciênc Saúde Coletiva 2002;7(2):335-47.
Sá MC. Subjetividade e projetos coletivos: mal-estar e governabilidade nas organizações de saúde. Ciência e Saúde Coletiva 2001;6(1):151-64.
Traverso-Yépez M, Morais NA. Reivindicando a subjetividade dos usuários na Rede Básica de Saúde: para uma humanização do atendimento. Cad Saúde Pública 2004;20(1):80-8.
Veiga IPA. Didática: uma retrospectiva histórica. In: Repensando a didática. Veiga IPA, coordenadora. 5ª ed. Campinas: Papirus; 1991. p. 25-40.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).