Anticipated Integrated Clinics: limits and possibilities
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1478Keywords:
General practice, dental. Education, dental. Teaching.Abstract
The introduction of anticipated Integrated Clinics in the dentistry program can contribute to the development of a more complete health care practice. This paper aims to highlight and discuss the limits and possibilities found in a reflective two-and-a-half-year study regarding this experience in the dentistry program at the University Center of Várzea Grande (Univag).Downloads
References
Byington CAB. Emocionar para ensinar. Entrevista. Rev Viver Psicologia 2004;(134):8-11.
Campos CEA. O desafio da integralidade segundo as perspectivas da vigilância da saúde e da saúde da família. Ciênc Saúde Coletiva 2003;8(2):569-84.
Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de março de 2002. Seção 1, p. 10.
Freitas LC. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática [Tese de Livre-Docência]. Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP; 1994.
Garrafa V, Moysés SJ. Odontologia brasileira: tecnicamente elogiável, cientificamente discutível, socialmente caótica. Divulgação em Saúde para Debate 1996;(13):6-16.
Németh G, De Paula LM, Varella MA, Angeletti P. Prontuário odontológico na clínica de cursos de Odontologia. Rev ABENO 2001;1(1):77-81.
Porto MFS, Almeida GES. Significados e limites das estratégias de integração interdisciplinar: uma reflexão sobre as contribuições da saúde do trabalhador. Ciênc Saúde Coletiva 2002;7(2):335-47.
Sá MC. Subjetividade e projetos coletivos: mal-estar e governabilidade nas organizações de saúde. Ciência e Saúde Coletiva 2001;6(1):151-64.
Traverso-Yépez M, Morais NA. Reivindicando a subjetividade dos usuários na Rede Básica de Saúde: para uma humanização do atendimento. Cad Saúde Pública 2004;20(1):80-8.
Veiga IPA. Didática: uma retrospectiva histórica. In: Repensando a didática. Veiga IPA, coordenadora. 5ª ed. Campinas: Papirus; 1991. p. 25-40.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).