Propostas de mudança nos cursos presenciais com a educação “on-line”
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1482Palavras-chave:
Tecnologia educacional. Aprendizagem. Educação a distância. Currículo, educação.Resumo
Uma das tarefas mais importantes das universidades e escolas é tornar mais flexível o currículo de cada curso, com atividades presenciais e a distância integradas e inovadoras. O sistema bimodal – parte presencial e parte a distância – se mostra o mais promissor para o ensino nos diversos níveis, principalmente no superior. As universidades poderiam flexibilizar seus currículos até chegar a uma carga horária média de cinqüenta por cento presencial e cinqüenta por cento a distância. Algumas áreas de conhecimento e disciplinas teriam menos atividades a distância e outras poderiam ter mais. A implantação pode ser progressiva, para fazer uma transição suave do totalmente presencial para o semipresencial. Do ponto de vista didático, podemos organizar atividades inovadoras na sala de aula, no laboratório com acesso à Internet, integradas com atividades a distância e as de inserção profissional ou experimental. Em alguns momentos o professor pode levar seus alunos ao laboratório conectado à Internet para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio das tecnologias. Estas atividades se ampliam a distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem conectados à Internet, o que permite diminuir o número de aulas e continuar aprendendo juntos a distância. Os cursos precisam prever espaços e tempos de contato com a realidade, de experimentação e de inserção em ambientes profissionais e informais em todas as matérias e ao longo de todos os anos.Downloads
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