Propostas de mudança nos cursos presenciais com a educação “on-line”

Autores

  • José Manuel Moran Professor Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1482

Palavras-chave:

Tecnologia educacional. Aprendizagem. Educação a distância. Currículo, educação.

Resumo

Uma das tarefas mais importantes das universidades e escolas é tornar mais flexível o currículo de cada curso, com atividades presenciais e a distância integradas e inovadoras. O sistema bimodal – parte presencial e parte a distância – se mostra o mais promissor para o ensino nos diversos níveis, principalmente no superior. As universidades poderiam flexibilizar seus currículos até chegar a uma carga horária média de cinqüenta por cento presencial e cinqüenta por cento a distância. Algumas áreas de conhecimento e disciplinas teriam menos atividades a distância e outras poderiam ter mais. A implantação pode ser progressiva, para fazer uma transição suave do totalmente presencial para o semipresencial. Do ponto de vista didático, podemos organizar atividades inovadoras na sala de aula, no laboratório com acesso à Internet, integradas com atividades a distância e as de inserção profissional ou experimental. Em alguns momentos o professor pode levar seus alunos ao laboratório conectado à Internet para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio das tecnologias. Estas atividades se ampliam a distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem conectados à Internet, o que permite diminuir o número de aulas e continuar aprendendo juntos a distância. Os cursos precisam prever espaços e tempos de contato com a realidade, de experimentação e de inserção em ambientes profissionais e informais em todas as matérias e ao longo de todos os anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Belloni ML. Educação a distância. Campinas: Autores Associados; 1999.

Chrysos A. La universidad semi-presencial: una experiencia de colaboración internacional [citado 2004 Abr 05]. Disponível

em: URL: http://www.unrc.edu.ar/publicar/cde/Chrysos.htm.

Litwin E, organizador. Educação a distância; temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed; 2000.

Lucena C, Fuks H. A educação na era da Internet. Rio de Janeiro: Clube do Futuro; 2000.

Moran JM, Masetto M, Behrens M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7ª ed. São Paulo: Papirus; 2003.

Moran JM. Textos sobre Tecnologias e Comunicação. Disponível em: URL: http://www.eca.usp.br/prof/moran.

Palloff RM, Pratt K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço – estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed Editora; 2002.

Peters O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos; 2001.

Scagnoli N. El aula virtual: usos y elementos que la componen. Urbana, Universidad de Illinois, USA; 2001 [citado 2004 Abr 23]. Disponível em: URL: http://www.edudistan.com/ponencias/ Norma%20Scagnoli.htm.

Silva M, organizador. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola; 2003.

Silva M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet; 2000.

Vieira AT, organizador. Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp; 2003.

Downloads

Publicado

02-02-2005

Como Citar

Moran, J. M. (2005). Propostas de mudança nos cursos presenciais com a educação “on-line”. Revista Da ABENO, 5(1), 40–45. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1482

Edição

Seção

Artigos