A pesquisa nos critérios de avaliação da CAPES e a formação do professor de Odontologia numa dimensão crítica

Autores

  • Adriana de Castro Amédée Péret Doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Maria de Lourdes Rocha de Lima Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1483

Palavras-chave:

Pesquisa em Odontologia. Docentes de Odontologia. Educação em Odontologia.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar nos critérios de avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para a área de Odontologia as diretrizes referentes à pesquisa e sua influência na formação do docente em Odontologia, buscando identificar os limites e as possibilidades para o desenvolvimento de uma formação docente crítica e voltada para o social. Formação essa que contribua para a constituição do docente em Odontologia capaz de formar cidadãos críticos, que lutem por uma Odontologia Social. Para o desenvolvimento desta investigação utilizamos como recurso metodológico o estudo de documentos mediante a análise de conteúdo2 . A análise realizada apontou para a existência de barreiras para o desenvolvimento da formação do professor de Odontologia comprometida com as questões sociais e, conseqüentemente na perspectiva crítica. Isso pode ocorrer, visto que os critérios de avaliação da CAPES apresentam uma forte tendência produtivista, devido à valorização do afastamento do Estado do financiamento das pesquisas e da tendência da internacionalização. Por outro lado, pode-se encontrar nos critérios de avaliação a possibilidade de transpor estes obstáculos mediante a incorporação da pesquisa educativa (pedagógica), por meio da articulação ensino e pesquisa e, assim desenvolver competências como a crítica e a reflexão que podem contribuir para uma formação docente numa dimensão crítica.

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Publicado

02-02-2005

Como Citar

Amédée Péret, A. de C., & Rocha de Lima, M. de L. (2005). A pesquisa nos critérios de avaliação da CAPES e a formação do professor de Odontologia numa dimensão crítica. Revista Da ABENO, 5(1), 46–51. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1483

Edição

Seção

Artigos