Research of the CAPES evaluation criteria and the dental faculty formation in a critical dimension
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1483Palabras clave:
Dental research. Faculty, dental. Education, dental.Resumen
This study was designed to analyze among the CAPES (Coordination of Improvement of Personnel of Superior Level) evaluation criteria the directives concerning research and their influence on the dental faculty formation, aiming at identifying the limits and possibilities for the formation of critical faculty members. This formation may contribute to the creation of faculty members capable of educating critical citizens interested in the social aspects of dentistry. To achieve these objectives, a content analysis was carried out2 . The analysis showed obstacles for the formation of a dental faculty committed to the social aspects of dentistry, and, consequently, with a critical perspective. This occurred because there is a tendency towards productivism in the CAPES evaluation criteria, related to reduced research financed by the government and internationalization tendencies. On the other hand, some of the CAPES evaluation criteria can be modified in order to overcome these obstacles through the incorporation of educational (pedagogical) research, and the combination of research and teaching.Descargas
Citas
André MEDA. Pesquisa, formação e prática docente. In: André MEDA, organizador. O papel da pesquisa na formação e na prática de professores. Campinas: Papirus; 2001. p. 55-69.
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona; 1977.
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas; 1997. 48 p.
Brasil. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Parecer nº 1.300, de 06 de novembro de 2001. Institui as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em Odontologia. Diário Oficial da União, n. 233, seção 1, p. 25.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Documento de área de Odontologia/critérios de avaliação. Brasília: CAPES; 2003b [citado 2003 Mai 01]. Disponível em: URL: http://www.capes.org.br/.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Perfil da pós-graduação. Brasília: CAPES; 2002 [citado 2002 Out 01]. Disponível em: URL: http://www.capes. org.br/.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Pós-graduação: enfrentando novos desafios. INFOCAPES 2001;9(2-3):5-112.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Quesitos, indicadores e critérios para avaliação trienal da grande área de Saúde. Brasília: CAPES; 2003a [citado 2003 Out 01]. Disponível em: URL: http://www.capes.org.br/.
Chauí M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP; 2001.
Coêlho IM. Educação superior: por uma outra avaliação. In: Dourado LF, Catani AM, Oliveira JF, organizadores. Políticas e gestão da educação superior: transformações recentes e debates atuais. Goiânia: Alternativa; 2003. Parte II. p. 117-35.
Cormack EF, Silva Filho CF. A pesquisa científica odontológica no Brasil. Rev Assoc Paul Cir Dent 2000;54(3):242-7.
Demo P. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes; 1993.
Demo P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados; 1996a.
Demo P. Pesquisa princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez; 1996b.
Marcos B. Pontos de Epidemiologia. Belo Horizonte: ABOMG; 1984.
Narvai PC. Odontologia e Saúde Bucal Coletiva. 2ª ed. São Paulo: Santos; 2002.
Perri de Carvalho AC. Ensino de Odontologia em tempos de LDB. Canoas: ULBRA; 2001.
Pesquisa Odontológica Brasileira (Brazilian Oral Research). 2003;17(Supl 2).
Santos BS. Da idéia da universidade à universidade de idéias. In: Santos BS. Pela mão de Alice: o social e o político na pósmodernidade. 2ª ed. São Paulo: Cortez; 1996. Pt. 3, p. 187-233.
Santos BS. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento;1987.
Soares RD. Gramsci, o estado e a escola. Ijuí: Unijuí; 2000.
Sobrinho JD. Educação superior: flexibilização e regulação ou avaliação e sentido público. In: Dourado LF, Catani AM, Oliveira JF, organizadores. Políticas e gestão da educação superior: transformações recentes e debates atuais. Goiânia: Alternativa; 2003. p. 179-89.
World Bank. Higher education: the lessons of experience. Washington D.C.: World Bank; 1994.
World Bank. Higher education in developing countries: peril and promise. Washington D.C.: World Bank; 2000
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).