O ensino na Disciplina de Clínica Integrada
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1485Palavras-chave:
Ensino, tendências. Currículo.Resumo
Com o objetivo de estimar qual o conteúdo programático teórico mais abordado pelas disciplinas de Clínica Integrada nas faculdades públicas de Odontologia do estado de São Paulo que possuem corpo docente próprio de professores (total = 5 faculdades), os autores examinaram os planos de aula obtidos através de entrevistas com os responsáveis pela Disciplina de Clínica Integrada no ano de 2004, e após análise de conteúdo concluíram que os assuntos teóricos mais abordados foram cronologicamente: introdução à Disciplina de Clínica Integrada; exame clínico integrado; planejamento de casos clínicos; inter-relação de procedimentos clínicos e seminários apresentados pelos alunos.Downloads
Referências
Almeida AMF. Avaliação da aprendizagem e seus desdobramentos. Avaliação 1997;2(2):37-50.
Candau VM, Oswald MLM. Avaliação no Brasil: uma revisão bibliográfica. Cad Pesq 1995;95:25-36.
Colares V, Pinkham J. “Domínio Lingüístico”: uma nova perspectiva na abordagem do paciente infantil. J Bras Odontol 2001;4(22):497-500.
Cunha MI. Avaliação da aprendizagem no ensino superior. Avaliação 1999;4(4):7-13.
Edwards WS, Morse PK, Mitchell RJ. A practical evaluation system for preclinical restorative dentistry. J Dent Educ 1982;46(12):6936.
Gorzoni ML, Rocha SM. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002.
Harris TL, Hodges RE. Dicionário de alfabetização. Porto Ale-gre: Artes Médicas Sul; 1999.
Lombardo I. Reflexão sobre o planejamento do ensino de Odontologia. Rev ABENO 2001;1(1):17-24.
Peres AS, Olympio KPK, Cunha LSC, Bardal PAP. Odontologia do Trabalho e Sistema Único de Saúde – uma reflexão. Rev ABENO 2004;4(1):38-41.
White SC, Atchison KA, Hewlett ER, Flack VF. Clinical and historical predictors of dental caries on radiographs. Dentomaxillofac Radiol 1995;24(2):121-7.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).