Relato de experiência no ensino da Dentística com base em metodologias ativas de ensino-aprendizagem
gamificação e práticas lúdicas
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1527Palavras-chave:
Educação, Aprendizagem Ativa, Odontologia, Dentística Operatória.Resumo
O presente estudo tem por objetivo demonstrar um processo de ensino-aprendizagem na graduação odontológica de cunho lúdico e engajamento do estudante, no momento em que ocorre a transição no ensino das disciplinas, destacando-se: do ciclo básico; percorrendo o ambiente laboratorial; até o atendimento clínico aos pacientes, para além do mero treinamento técnico. Prevalece no ensino superior o aprendizado fragmentado por disciplinas e áreas de especialização e nota-se uma ausência de conexão entre os propósitos laboratorial e clínico. A aplicação de duas ferramentas, com o aporte das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA), converteu-se em um relato de experiência de ensino da exitoso da Dentística, a saber: (1) demonstração tridimensional da formação de cavidades com materiais acessíveis, com base na pintura com tinta guache das paredes cavitárias e ângulos de macromodelos de gesso, representando preparos intracoronário e extracoronário parcial (onlay); e (2) gamificação, por meio de quebra-cabeça de projeção de imagem dos diferentes tipos de preparos cavitários. O uso de recursos com base nas MAEA demonstrou resultados promissores, interconectando áreas de ensino da dentística, vistas como dicotômicas, teórica e prática, ensinos básico e clínico, assim como promovendo o despertar, a adesão e o desenvolvimento de habilidades manuais do estudante.
Downloads
Referências
Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM de, Meirelles C de AB, Pinto-Porto C, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Cienc e Saude Coletiva. 2008;13(2):2133-44.
(2) Maciel MMSA, Silva KBN da, Melo JGA de, Soares DM. Metodologia ativa aplicada ao ensino odontológico: um panorama nacional a partir de um estudo bibliométrico Active methodology applied to dental education: a national panorama based on a bibliometric study. Arch Heal Investig. 2019;8(2):74-8.
(3) Iacopino AM. The Influence of “New Science” on Dental Education: Current Concepts, Trends, and Models for the Future. J Dent Educ. 2007;71(4):450-62.
(4) Carvalho WM, Cawahisa PT, Scheibel PC, Botelho JN, Terada RSS, Rocha NB da, et al. Aceitação da utilização de metodologias ativas nos estágios no SUS por discentes da graduação e pós-graduação em Odontologia. Rev ABENO. 2016;16(1):88-98.
(5) Schulte AG, Pitts NB, Huysmans MCDNJM, Splieth C, Buchalla W. European Core Curriculum in Cariology for undergraduate dental students. Eur J Dent Educ. 2011;15(SUPPL.1):9-17.
(6) Fugill M. Teaching and learning in dental student clinical practice. Eur J Dent Educ. 2005;9(3):131-6.
(7) Park SE, Susarla SM, Cox CK, Da Silva J, Howell TH. Do Tutor Expertise and Experience Influence Student Performance in a Problem-Based Curriculum? J Dent Educ. 2007;71(6):819-24.
(8) Polyzois I, McLouglin J, Kelly A, Claffey N. Clinical teaching in restorative dentistry and the variation between students’ and supervisors’ perceptions of its effectiveness. Eur J Dent Educ. 2010;14(2):92-8.
(9) Alrahlah A. How effective the problem-based learning (PBL) in dental education. A critical review. Saudi Dent J. 2016;28(4):155-61.
(10) Al-Madi EM, Celur SL, Nasim M. Effectiveness of PBL methodology in a hybrid dentistry program to enhance students’ knowledge and confidence. (a pilot study). BMC Med Educ. 2018;18(1):1-6.
(11) Oderinu OH, Adegbulugbe IC, Orenuga OO, Butali A. Comparison of students’ perception of problem-based learning and traditional teaching method in a Nigerian dental school. Eur J Dent Educ. 2020;24(2):207-12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da ABENO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).