Relato de experiência no ensino da Dentística com base em metodologias ativas de ensino-aprendizagem
gamificação e práticas lúdicas
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1527Palabras clave:
Educação, Aprendizagem Ativa, Odontologia, Dentística Operatória.Resumen
O presente estudo tem por objetivo demonstrar um processo de ensino-aprendizagem na graduação odontológica de cunho lúdico e engajamento do estudante, no momento em que ocorre a transição no ensino das disciplinas, destacando-se: do ciclo básico; percorrendo o ambiente laboratorial; até o atendimento clínico aos pacientes, para além do mero treinamento técnico. Prevalece no ensino superior o aprendizado fragmentado por disciplinas e áreas de especialização e nota-se uma ausência de conexão entre os propósitos laboratorial e clínico. A aplicação de duas ferramentas, com o aporte das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA), converteu-se em um relato de experiência de ensino da exitoso da Dentística, a saber: (1) demonstração tridimensional da formação de cavidades com materiais acessíveis, com base na pintura com tinta guache das paredes cavitárias e ângulos de macromodelos de gesso, representando preparos intracoronário e extracoronário parcial (onlay); e (2) gamificação, por meio de quebra-cabeça de projeção de imagem dos diferentes tipos de preparos cavitários. O uso de recursos com base nas MAEA demonstrou resultados promissores, interconectando áreas de ensino da dentística, vistas como dicotômicas, teórica e prática, ensinos básico e clínico, assim como promovendo o despertar, a adesão e o desenvolvimento de habilidades manuais do estudante.
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