Método trezentos na disciplina de Fisiologia para o curso de Odontologia
aprendizagem colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1574Palavras-chave:
Aprendizagem, educação em odontologia, Estudantes de Odontologia.Resumo
Trezentos é um método de ensino e aprendizagem que procura despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem, promovendo a colaboração entre os estudantes. O objetivo desse estudo é relatar a aplicação do método trezentos na disciplina de Fisiologia e comparar o desempenho dos estudantes, antes e depois do método. Participaram 13 estudantes que foram divididos, mediante sorteio, em 3 grupos. Os grupos eram compostos de um estudante que possuía notas acima da média, em uma avaliação prévia, e 3 ou 4 estudantes que apresentaram notas abaixo da média. Esses grupos se encontraram em horários extraclasse duas vezes por semana durante três semanas. Nesses encontros os estudantes com maiores médias auxiliavam os demais em atividades que eram direcionadas pelo professor da disciplina. Ao final dos encontros uma nova avaliação foi realizada. Os dados foram tabulados e analisados por meio do teste t pareado. Foi verificado que todos os estudantes conseguiram aumentar suas médias em comparação com as notas da primeira avaliação. Dessa forma, conclui-se que o método pode apresentar benefícios no desempenho dos estudantes, bem como estimular a aprendizagem colaborativa.
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