Método trezentos na disciplina de Fisiologia para o curso de Odontologia

aprendizagem colaborativa

Autores

  • Jéssica Gomes Alcoforado de Melo
  • Priscylla Gonçalves Correia Leite de Marcelos
  • Diego Moura Soares Faculdade Pernambucana de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1574

Palavras-chave:

Aprendizagem, educação em odontologia, Estudantes de Odontologia.

Resumo

Trezentos é um método de ensino e aprendizagem que procura despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem, promovendo a colaboração entre os estudantes. O objetivo desse estudo é relatar a aplicação do método trezentos na disciplina de Fisiologia e comparar o desempenho dos estudantes, antes e depois do método. Participaram 13 estudantes que foram divididos, mediante sorteio, em 3 grupos. Os grupos eram compostos de um estudante que possuía notas acima da média, em uma avaliação prévia, e 3 ou 4 estudantes que apresentaram notas abaixo da média. Esses grupos se encontraram em horários extraclasse duas vezes por semana durante três semanas. Nesses encontros os estudantes com maiores médias auxiliavam os demais em atividades que eram direcionadas pelo professor da disciplina. Ao final dos encontros uma nova avaliação foi realizada. Os dados foram tabulados e analisados por meio do teste t pareado. Foi verificado que todos os estudantes conseguiram aumentar suas médias em comparação com as notas da primeira avaliação. Dessa forma, conclui-se que o método pode apresentar benefícios no desempenho dos estudantes, bem como estimular a aprendizagem colaborativa.

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Biografia do Autor

Diego Moura Soares, Faculdade Pernambucana de Saúde

Especialista em Morfologia - UFRN

Especialista em Periodontia - ABO/PE

Mestre em Saúde Coletiva - UFRN

Doutor em Clínica Integrada - UFPE

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Melo, J. G. A. de, Marcelos, P. G. C. L. de, & Soares, D. M. (2021). Método trezentos na disciplina de Fisiologia para o curso de Odontologia: aprendizagem colaborativa. Revista Da ABENO, 21(1), 1574. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1574

Edição

Seção

Artigos