Método trezentos na disciplina de Fisiologia para o curso de Odontologia

aprendizagem colaborativa

Autores/as

  • Jéssica Gomes Alcoforado de Melo
  • Priscylla Gonçalves Correia Leite de Marcelos
  • Diego Moura Soares Faculdade Pernambucana de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1574

Palabras clave:

Aprendizagem, educação em odontologia, Estudantes de Odontologia.

Resumen

Trezentos é um método de ensino e aprendizagem que procura despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem, promovendo a colaboração entre os estudantes. O objetivo desse estudo é relatar a aplicação do método trezentos na disciplina de Fisiologia e comparar o desempenho dos estudantes, antes e depois do método. Participaram 13 estudantes que foram divididos, mediante sorteio, em 3 grupos. Os grupos eram compostos de um estudante que possuía notas acima da média, em uma avaliação prévia, e 3 ou 4 estudantes que apresentaram notas abaixo da média. Esses grupos se encontraram em horários extraclasse duas vezes por semana durante três semanas. Nesses encontros os estudantes com maiores médias auxiliavam os demais em atividades que eram direcionadas pelo professor da disciplina. Ao final dos encontros uma nova avaliação foi realizada. Os dados foram tabulados e analisados por meio do teste t pareado. Foi verificado que todos os estudantes conseguiram aumentar suas médias em comparação com as notas da primeira avaliação. Dessa forma, conclui-se que o método pode apresentar benefícios no desempenho dos estudantes, bem como estimular a aprendizagem colaborativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Moura Soares, Faculdade Pernambucana de Saúde

Especialista em Morfologia - UFRN

Especialista em Periodontia - ABO/PE

Mestre em Saúde Coletiva - UFRN

Doutor em Clínica Integrada - UFPE

Citas

(1) Deslauriers L, Schelew E, Wieman C. Improved learning in a large-enrollment physics class. Science. 2011; 332(6031):862-4.

(2) Watkins J, Mazur E. Retaining students in science, technology, engineering, and mathematics (STEM) majors. J Coll Sci Teach. 2013; 42(5):36-41.

(3) Deslauriers L, McCarty LS, Miller K, Callaghan K, Kestin G. Measuring actual learning versus feeling of learning in response to being actively engaged in the classroom. Proc Natl Acad Sci USA. 2019; 116(39):19251-7.

(4) Jin J, Bridges SM. Educational technologies in problem-based learning in health sciences education: a systematic review. J Med Internet Res. 2014; 16(12):251.

(5) Dearnley C, Rhodes C, Roberts P, Williams P, Prenton S. Team based learning in nursing and midwifery higher education; a systematic review of the evidence for change. Nurse Educ Today. 2018; 60(1):75-83.

(6) Winkel DJ, Brantner P, Lutz J, Korkut S, Linxen S, Heye TJ. Gamification of electronic learning in radiology education to improve diagnostic confidence and reduce error rates. AJR Am J Roentgenol. 2020; 214(3):618-23.

(7) Hew KF, Lo CK. Flipped classroom improves student learning in health professions education: a meta-analysis. BMC Med Educ. 2018; 18(1):38.

(8) Fragelli RR, Fragelli TBO. Trezentos: a dimensão humana do método. Educ Rev. 2017; (63): 253-65.

(9) Alves GS, Trentin GES, Bignardi C, Machado CDS, Anjos LR, Katata VM. Método dos trezentos: estratégia para minimizar a retenção de estudantes no curso de química. Braz J Develop. 2019; 5(12):33037-46.

(10) Fragelli RR. Trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa como uma alternativa ao problema da ansiedade em provas. Rev Eletr Gestão Saúde. 2015; 6(Supl 2):860-72.

(11) Hall JE, Guyton AC. Guyton & Hall tratado de fisiologia médica. 13ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

(12) Singi G. Fisiologia para odontologia: um guia prático para o cirurgião-dentista atender seus pacientes com segurança. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

(13) Fragelli TBO, Fragelli RR. Método Trezentos: uma experiência da aplicação na área da saúde. Educ Ci Saúde. 2016;3(1):1-10.

(14) Rodrigues GWL. Aplicação do método 300 no curso de odontologia em Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário São Lucas. Porto Velho-RO. 2018. [Acesso em 22 ago. 2021]. Disponível em: http:// repositorio.saolucas.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3182.

(15) Freire P. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Publicado

24-12-2021

Cómo citar

Melo, J. G. A. de, Marcelos, P. G. C. L. de, & Soares, D. M. (2021). Método trezentos na disciplina de Fisiologia para o curso de Odontologia: aprendizagem colaborativa. Revista Da ABENO, 21(1), 1574. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1574

Número

Sección

Artículo