Odontologia minimamente invasiva em atenção primária à saúde

integração ensino-serviço

Autores

  • Symone Cristina Teixeira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Tábata do Prado Sato Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Carolina Judica Ramos Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Ana Amélia Barbieri Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1635

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Serviços de Saúde Escolar, Tratamento Dentário Restaurador sem Trauma, Instituições de Ensino Superior

Resumo

O objetivo do presente estudo foi apresentar um relato de experiência com utilização de Odontologia Minimamente Invasiva em intervenção, tratamento e prevenção de cárie em crianças de escola pública por meio da integração de uma Instituição de Ensino Superior com o sistema público de saúde e comunidade. Para tal ação, a intervenção foi dividida em: Fase 1 - aplicação funcional das diretrizes de atendimento odontológico seguindo o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e Fase 2 - análise crítica da efetividade das ações da fase 1, para potencial reprodução sob contexto de retomada das atividades escolares presenciais. Na Fase 1, graduandos do último período de Odontologia de uma universidade estadual realizaram o levantamento clínico e atendimento com a técnica do ART em 275 pacientes provenientes de uma escola da rede pública municipal de ensino fundamental, em escolares na faixa etária de 6 a 15 anos de idade. A partir da Fase 2 (Análise crítica de efetividade de ações) foi possível reconhecer, por meio de uma análise descritiva das experiências vivenciadas e da avaliação do resultado do primeiro controle realizado dois meses após realização ART, que essa atividade foi efetivamente um modelo de sucesso na integração ensino-serviço, capaz de exemplificar uma experiência potencialmente significativa para emprego em contextos de retomada das atividades escolares presenciais, minimizando os problemas gerados pelo distanciamento social e interrupção temporária das consultas eletivas em Odontologia.  A integração ensino-serviço com a ação realizada promoveu a qualidade de vida e redução da vulnerabilidade e riscos à saúde bucal.

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Biografia do Autor

Symone Cristina Teixeira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia, São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Tábata do Prado Sato, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Odontologia, Câmpus de Araçatuba, Araçatuba, São Paulo, Brasil.

Carolina Judica Ramos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia, São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Ana Amélia Barbieri, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia, São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

08-10-2023

Como Citar

Teixeira, S. C., Sato, T. do P., Ramos, C. J., & Barbieri, A. A. (2023). Odontologia minimamente invasiva em atenção primária à saúde: integração ensino-serviço. Revista Da ABENO, 23(1), 1635 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1635

Edição

Seção

Artigos