A formação interprofissional na saúde indígena

a experiência do projeto “Huka Katu”– a FORP-USP no Xingu

Autores

  • Wilson Mestriner Junior Universidade de São Paulo
  • Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro Universidade de Franca
  • Soraya Fernandes Mestriner Universidade de São Paulo
  • Igor Henrique Teixeira Fumagalli Universidade de São Paulo
  • Luana Pinho de Mesquita Lago Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-9863-3062

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1670

Palavras-chave:

Saúde de Populações Indígenas, Educação Interprofissional, Índice de Avaliação de Saúde Bucal Geriátrica, Competência Cultural.

Resumo

Para o alcance dos princípios do Sistema Único de Saúde é necessária a formação de profissionais de saúde integrados à rede de saúde e que reconheçam a necessidade das diferentes realidades brasileiras, como a atenção aos povos indígenas. O objetivo é apresentar um relato de experiência para a reorientação do modelo formador priorizando a integração ensino-serviço-comunidade e a contribuição da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo para a efetivação das Políticas Públicas de Educação e Saúde, explorando sua interface com a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e a Política Nacional de Saúde Bucal. As ações formativas propostas no Projeto “Huka Katu” envolvem a reorientação do modelo formador e assistencial junto à comunidade. As etapas preparatória e operacional são desenvolvidas nas disciplinas optativas livres - Atenção à Saúde Bucal em Populações Indígenas I e II. No período da pandemia da COVID-19, a disciplina I tem se desenvolvido em ambiente virtual com uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e abordagem do cuidado intercultural. A disciplina II é desenvolvida no contexto da atenção primária nas aldeias do Parque Indígena do Xingu, com ênfase na integralidade da atenção em saúde e aprendizagem pela vivência do trabalho em saúde indígena, junto a equipes multiprofissionais. O Projeto tem contribuído na formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe colaborativo, com egressos envolvidos diretamente na assistência ou na gestão de saúde no subsistema de saúde indígena.

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Biografia do Autor

Wilson Mestriner Junior, Universidade de São Paulo

Professor Titular do Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FORP-USP

Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro , Universidade de Franca

Professora Mestra do curso de Odontologia da Universidade de Franca - UNIFRAN.

Doutoranda em Promoção de Saúde na Universidade de Franca - UNIFRAN

Soraya Fernandes Mestriner, Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FORP-USP

Igor Henrique Teixeira Fumagalli, Universidade de São Paulo

Mestrando em Saúde Pública na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP-USP

Luana Pinho de Mesquita Lago, Universidade de São Paulo

Professora Doutora no Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - FORP-USP

 

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Mestriner Junior, W., Ribeiro , A. E. R. A. ., Mestriner, S. F., Fumagalli, I. H. T. ., & Lago, L. P. de M. (2021). A formação interprofissional na saúde indígena: a experiência do projeto “Huka Katu”– a FORP-USP no Xingu. Revista Da ABENO, 21(1), 1670. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1670

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica