Vídeos como ferramentas de educação em saúde bucal em tempos de pandemia na integração ensino e serviço do Centro Universitário de Patos de Minas

Autores

  • Maria Teresa Borges Araújo
  • Carolina Silva Pereira Centro Universitário de Patos de Minas
  • Cássia Eneida Souza Vieira Dutra Centro Universitário de Patos de Minas
  • Thays Cristiny Simão Melo Centro Universitário de Patos de Minas
  • Ivânia Aparecida Pimenta Centro Universitário de Patos de Minas
  • Thiago de Amorim Carvalho Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1672

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Saúde Pública, Estratégias de Saúde Digital, Saúde Bucal.

Resumo

No curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas,  diversas atividades do estágio Integração Ensino, Serviço e Comunidade (INESC) tiveram que ser suspensas em sua forma presencial, conforme recomendações das autoridades sanitárias, devido à pandemia da COVID-19. O objetivo deste artigo é relatar a experiência da aplicação dos conceitos de educação em saúde no ensino remoto por meio da confecção de vídeos de criação compartilhada por estudantes do oitavo período, matriculados no estágio INESC. As etapas de elaboração de roteiro textual, com adequação de linguagem e uso da função conativa foram cumpridas, bem como o uso dos recursos lúdicos. De maneira geral, foi percebido, tanto pelos docentes quanto pelos próprios alunos, a potência e o alcance do material utilizando as ferramentas digitais, que além de transformarem e enriquecerem a formação acadêmica, preparando os estudantes para uma nova realidade pós-pandemia, também são ferramentas perenes de transformação social, podendo ser utilizadas em diversos contextos e locais, ampliando o acesso da população às medidas educativas em saúde bucal.

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Biografia do Autor

Maria Teresa Borges Araújo

Acadêmica do Curso de Graduação em Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas

Carolina Silva Pereira, Centro Universitário de Patos de Minas

Acadêmica do Curso de Graduação em Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas

Cássia Eneida Souza Vieira Dutra, Centro Universitário de Patos de Minas

Docente da Integração Ensino, Serviço e Comunidade do Curso de Graduação em Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, MG, Brasil.

Thays Cristiny Simão Melo, Centro Universitário de Patos de Minas

Docente da Integração Ensino, Serviço e Comunidade do Curso de Graduação em Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, MG, Brasil.

Ivânia Aparecida Pimenta, Centro Universitário de Patos de Minas

Docente da Integração Ensino, Serviço e Comunidade do Curso de Graduação em Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, MG, Brasil.

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Araújo, M. T. B., Pereira, C. S., Dutra, C. E. S. V., Melo, T. C. S., Pimenta, I. A., & Carvalho, T. de A. (2021). Vídeos como ferramentas de educação em saúde bucal em tempos de pandemia na integração ensino e serviço do Centro Universitário de Patos de Minas . Revista Da ABENO, 21(1), 1672. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1672

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica