Vídeos como ferramentas de educação em saúde bucal em tempos de pandemia na integração ensino e serviço do Centro Universitário de Patos de Minas
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1672Palavras-chave:
Educação em Saúde, Saúde Pública, Estratégias de Saúde Digital, Saúde Bucal.Resumo
No curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas, diversas atividades do estágio Integração Ensino, Serviço e Comunidade (INESC) tiveram que ser suspensas em sua forma presencial, conforme recomendações das autoridades sanitárias, devido à pandemia da COVID-19. O objetivo deste artigo é relatar a experiência da aplicação dos conceitos de educação em saúde no ensino remoto por meio da confecção de vídeos de criação compartilhada por estudantes do oitavo período, matriculados no estágio INESC. As etapas de elaboração de roteiro textual, com adequação de linguagem e uso da função conativa foram cumpridas, bem como o uso dos recursos lúdicos. De maneira geral, foi percebido, tanto pelos docentes quanto pelos próprios alunos, a potência e o alcance do material utilizando as ferramentas digitais, que além de transformarem e enriquecerem a formação acadêmica, preparando os estudantes para uma nova realidade pós-pandemia, também são ferramentas perenes de transformação social, podendo ser utilizadas em diversos contextos e locais, ampliando o acesso da população às medidas educativas em saúde bucal.
Downloads
Referências
(1) Faria MHD, Pereira FJP, Silva ML, Pessoa DM, Soares SCM. Relato de alunos de odontologia no enfrentamento à covid-19. Cadernos ESP. 2020; 14(1):118-22.
(2) Fernandez MS, Silva NRJ, Viana VS, Oliveira CCC. Doença por coronavírus 2019: desafios emergentes e o ensino odontológico brasileiro. Rev ABENO. 2020; 20(2): 2-15.
(3) Giudice, RL. The severe acute respiratory syndrome coronavirus-2 (sars cov-2) in dentistry. Management of biological risk in dental practice. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(9):3067.
(4) Zimmer R, Almeida Neto H, Reston EG, Klein Júnior AC. O papel das mídias sociais na construção do conhecimento em Odontologia. Stomatos. 2018; 24(47):1-5.
(5) Santana VV, Santos PR, Leal AKTBN, Silva DBS, Pereira EV, Silveira LNS, et al. A importância do uso da internet sob o viés da promoção interativa na educação em tempos de pandemia. Braz J Develop. 2020; 6(10):78866-76.
(6) Xavier TB, Barbosa GM, Meira CLS, Conte Neto N, Pontes HAR. Utilização de recursos web na educação em Odontologia durante pandemia COVID-19. Braz J Health Rev. 2020; 3(3):4989-5000.
(7) Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Ministério da Saúde: Brasília. 2012, 44(2) (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
(8) Faleiro FRG, Salvago BM. Educação a distância nos cursos de graduação em odontologia no Brasil. Rev Bras Aprendiz Aberta Dist. 2018; 17(1):1-28.
(9) Gusso HL, Gonçalves VM. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ Soc. 2020; 41: 1-26.
(10) Rodrigues Junior JC, Rebouças CBA, Castro RCMB, Oliveira PMP, Almeida PC, Pagliuca LMF. Construção de vídeo educativo para a promoção da saúde ocular em escolares. Texto Contexto Enferm, 2017, 26(2):e06760015.
(11) Gibran A. Comunicação integral: o que é isso? [Acesso em 24 out. 2021]. Disponível em: https://andregibran.com/o-que-e-comunicacao-integral/.
(12) Souza FB, Lopes MGQ, Lima Filho RM. Redes sociais na aprendizagem em odontologia: opinião dos estudantes de uma universidade brasileira. Rev Cuba Estomatol. 2017; 54(2):1-11.
(13) World Health Organization - WHO. Novel-coronavirus-2019. 2019. [Acesso em 13 abr. 2021]. Disponível em: https://www.who.int/e megencies/diseases/novel-coronavirus-2019.
(14) Ge H, Wang X, Yuan X, Gong X, Wang C, Deng T, et al. The epidemiology and clinical information about Covid-19. Eur J Clin Microbiol Infect Dis. 2020; 39(6):1011-19
(15) Rothan HA, Byrareddy SN. The epidemiology and pathogenesis of coronavirus disease (Covid-19) outbreak. J Autoimmun. 2020; 109:102433.
(16) Sohrabi C, Alsafi Z, O’Neill N, Khan M, Kerwan A, Al-Jabir A, et al. World Health Organization declares global emergency: a review of the 2019 novel coronavirus (Covid-19). Int J Surg. 2020; 76:71-6.
(17) Garcia LP, Duarte E. Intervenções não farmacológicas para o enfrentamento à epidemia da Covid-19 no Brasil. Epidemiol Serv Saúde. 2020;29(2):e2020222.
(18) Aquino EML, Lima RTRS. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de Covid-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc Saúde Colet. 2020; 25(1):2423-46.
(19) Gomes VTS, Rodrigues RO, Gomes RNS, Gomes MS, Viana LVM, Silva FS. The covid-19 pandemic: repercussions of remote education on medical training. Rev Bras Educ Méd. 2020; 44(4):e114.
(20) Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Posicionamento da ABENO sobre a substituição das aulas presenciais por aulas por meios digitais nos cursos de Odontologia, enquanto durar a situação de pandemia COVID-19. 2020. [Acesso em 23 jun. 2021]. Disponível em: https://abeno.org. br/abeno-files/downloads/posicionamento-ab eno-portaria-mec-544.pdf.
(21) Vercelli LCA. Aulas remotas em tempos de Covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. @mbienteeducação 2020; 13(2):47-60.
(22) Alves L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Educação. 2020; 8(3):348-65.
(23) Brasil. Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. [Acesso em 23 jun. 2021]. Disponível em: https://abmes.org.br/legisla coes/detalhe/3017/portaria-mec-n-343.
(24) SESC. DN. DPD Manual técnico de educação em saúde bucal / Claudia Márcia Santos Barros, coordenador. – Rio de Janeiro : SESC, Departamento Nacional, 2007.
(25) Falkembach GAM. Concepção e desenvolvimento de material educativo digital. Renote. 2005; 3(1).
(26) Razera APR, Buetto LS, Lenza NFB, SonobeHM. Vídeo educativo: estratégia de ensino-aprendizagem para pacientes em tratamento quimioterápico. Ciênc Cuid Saúde 2014; 13(1):173-8.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).