Trajetória de educação na pós-graduação e atuação profissional de egressos de Odontologia

uma análise de doze anos (2007 a 2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1687

Palavras-chave:

Recursos Humanos em Odontologia, Educação de Pós-Graduação em Odontologia, Educação em Odontologia, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Satisfação no Emprego.

Resumo

Avaliar a trajetória de graduados em Odontologia é importante para garantir o alinhamento adequado dos currículos odontológicos às necessidades da sociedade. Este estudo observacional transversal descritivo teve como objetivo caracterizar o perfil sociodemográfico-familiar e a trajetória de educação na pós-graduação e de atuação profissional de cirurgiões-dentistas egressos de universidade pública do Sul do Brasil. Foram convidados a participar do estudo todos os egressos que concluíram a graduação em Odontologia nesta universidade, entre 2007 e 2019. A coleta de dados aconteceu pelo autopreenchimento de instrumento semiestruturado online, pré-testado, organizado em três dimensões (perfil sociodemográfico-familiar, educação na pós-graduação e atuação profissional). A análise das questões objetivas foi realizada por estatísticas descritivas e as abertas pela análise temática de conteúdo. Participaram do estudo 245 cirurgiões-dentistas (percentual de resposta: 25,7%). A maioria eram mulheres (68,6%), com 26 a 32 anos (73,9%), solteiros (71,4%), sem filhos (92,7%), naturais (51,4%) e residentes (59,2%) na cidade onde cursaram Odontologia e trabalham (67,5). A renda pessoal mensal foi de 5 a 10 salários mínimos (36,7%). Atuam na Odontologia (97,1%) e estão satisfeitos com a profissão (79,6%). Realizaram ou estão realizando cursos de pós-graduação (94,3%), concluídos em até três anos após a graduação (58%), principalmente especialização (62,8%), nas áreas de Saúde Coletiva, Ortodontia e Implantodontia. Setor privado mostrou-se o maior empregador dos cirurgiões-dentistas (60,8%), entretanto, a atuação no serviço público cresceu entre os egressos de 2010-2019 (2,4% para 20,7%). Estudos de acompanhamento destes egressos são recomendados para avaliação do curso e das demandas/desafios contextuais que caracterizam a profissão de cirurgião-dentista no Brasil.

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Biografia do Autor

Michelli Justen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Estudante de graduação em Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista PET Odontologia, UFRGS.

Guilherme Vidal da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Estudante de graduação em Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista PET Odontologia, UFRGS.

Juliana Maciel de Souza Lamers, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Técnica em Assuntos Educacionais, Faculdade de Odontologia da UFRGS.

Roger Junges, University of Oslo (UiO)

Professor Associado, Institute of Oral Biology, Faculty of Dentistry, University of Oslo (UiO).

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Departamento  de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia. Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina.

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Justen, M. ., Silva, G. V. da, Lamers, J. M. de S., Junges, R., & Toassi, R. F. C. (2021). Trajetória de educação na pós-graduação e atuação profissional de egressos de Odontologia: uma análise de doze anos (2007 a 2019). Revista Da ABENO, 21(1), 1687. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1687

Edição

Seção

Artigos