Estágio Comunitário Interprofissional na formação do estudante de Odontologia
relato de experiência da Universidade Federal de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1689Palavras-chave:
Educação em Odontologia, Educação Interprofissional, Práticas Interdisciplinares, Atenção Primária à Saúde, Odontologia ComunitáriaResumo
O Sistema Único de Saúde configura-se como um potente cenário de atuação e campo de formação interprofissional, principalmente, no que se refere aos estágios supervisionados. Esse relato de experiência (RE) tem como objetivo descrever o processo de construção do Estágio Comunitário Interprofissional (ECI) da Universidade Federal de Goiás na perspectiva da formação do cirurgiãodentista. A construção parte das experiências vivenciadas e refletidas pelas autoras/sujeitos do RE: as professoras do estágio em cada curso (enfermagem, nutrição, medicina e odontologia) e a coordenadora da integração ensino-serviço-comunidade do campus do município onde ocorre o estágio. Foram ainda consultados os planos de ensino e projetos pedagógicos dos cursos envolvidos, as memórias das oficinas avaliativas realizadas ao longo do estágio e o Manual do Estágio Comunitário. O contexto do ECI, o processo ensino-aprendizagem na formação interprofissional do estudante de odontologia, a busca da sustentabilidade do estágio e a potencialidade da aprendizagem informal são apresentados e discutidos. Considera-se os avanços históricos alcançados no percurso do ECI e os dispositivos que favorecem tais mudanças na perspectiva da educação e prática interprofissional, além dos potenciais pontos de evolução do estágio para garantir a formação integral do cirurgião-dentista, no que tange às competências colaborativas.
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