O papel do preceptor na formação profissional em serviço de saúde
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1704Palavras-chave:
Preceptoria, Sistema Único de Saúde, Atenção à Saúde, Recursos Humanos em OdontologiaResumo
O estudo objetivou avaliar o papel do preceptor na formação do estudante de Odontologia na disciplina “Estágio Supervisionado em Odontologia” da Faculdade de Odontologia da UFMG. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas sobre as experiências e impressões dos estudantes, professores e preceptores de seis campos de estágio localizados em Belo Horizonte. Onze estudantes, dez preceptores e quatro professores participaram deste estudo. Todos os alunos e professores e 50% dos preceptores consideram que a preceptoria faz parte das atribuições do profissional de saúde. A maioria dos atores afirmou que o profissional de saúde se sente motivado e preparado para atuar como preceptor. Todos os atores consideraram importante a participação do estudante em estágios em serviços de saúde durante a formação profissional e afirmaram que o preceptor tem conhecimento sobre os objetivos da disciplina. Apenas 20% dos preceptores afirmaram que já participaram de curso de capacitação de preceptoria e 80% manifestaram interesse em participar. A percepção dos participantes sobre o papel do preceptor na formação do profissional de saúde foi positiva. Alguns preceptores não têm consciência de que a preceptoria faz parte de sua atribuição como profissional da saúde. São necessárias ações que busquem capacitar e conscientizar os preceptores do seu papel na formação dos futuros profissionais de saúde.
Downloads
Referências
(1) Brasil 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado; 1988. Cap. II, Seção II, Art. 200.
(2) Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2021. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia e dá outras providências. [Cited July 12, 2021]. Available from: http://portal.mec.gov.br/ index.php?option=com_docman&view=download&alias=191741-rces00321&cate gory_slug=junho2021pdf&Itemid=30192.
(3) Forte FDS, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Pereira CAL, Carvalho Jr PM. Reorientação na formação de cirurgiões-dentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface Comun Saúde Educ. 2015; 19 (Supl 1):831-43.
(4) Da Luz GW, Toassi RFC. Percepções sobre o preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde no ensino da Odontologia. Rev ABENO. 2016; 16(1):2-12.
(5) Trajman A, Assunção N, Venturi M, Tobias D, Toschi W, Brantl V. A preceptoria na rede básica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro: opinião dos profissionais de Saúde. Rev Bras Educ Méd. 2009; 33(1):24-32.
(6) Brasil. Lei nº 8080/90. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=8080&ano=1990&ato=9f7gXSq1keFpWT905.
(7) Finkler M, Caetano JC, Ramos FRS. Integração “ensino-serviço” no processo de mudança na formação profissional de Odontologia. Interface Comun Saúde Educ. 2011; 15(39):1053-67.
(8) Bulgarelli AF, Souza KR, Baumgarten A, Souza JM, Rosing CK, Toassi RFC. Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções dos estudantes do curso de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Interface Comun Saúde Educ. 2014; 18(49):2014.
(9) Oliveira ET, Vasconcelos MVL, Rodarte RS, Esteves RZ. Reflexões sobre a prática pedagógica dos cirurgiões dentistas preceptores de estágio. Atas CIAIQ. 2017; 2:259-69.
(10) Barreto VHL, Monteiro ROS, Magalhães GSG, Almeida RCC, Souza LN. Papel do preceptor da atenção primária em saúde na formação da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco: um Termo de Referência. Rev Bras Educ Méd. 2011; 35(4):578-83.
(11) Leme PAT, Pereira AC, Meneghim MC, Mialhe FL. Perspectivas de graduandos em odontologia acerca das experiências na atenção básica para a sua formação em saúde. Ciênc Saúde Colet. 2015; 20(4):1255-65.
(12) Jesus JCM, Ribeiro VMB. Uma avaliação do processo de formação pedagógica de preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Méd. 2012; 36(1):153-61.
(13) Warmling CM, Rossoni E, Hugo FN, Toassi RFC, Lemos VA, Slavutzki SMB, et al. Estágios curriculares no SUS: experiências da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Rev ABENO. 2011; 11(2): 63-70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).