O papel do preceptor na formação profissional em serviço de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1704

Palavras-chave:

Preceptoria, Sistema Único de Saúde, Atenção à Saúde, Recursos Humanos em Odontologia

Resumo

O estudo objetivou avaliar o papel do preceptor na formação do estudante de Odontologia na disciplina “Estágio Supervisionado em Odontologia” da Faculdade de Odontologia da UFMG. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas sobre as experiências e impressões dos estudantes, professores e preceptores de seis campos de estágio localizados em Belo Horizonte. Onze estudantes, dez preceptores e quatro professores participaram deste estudo. Todos os alunos e professores e 50% dos preceptores consideram que a preceptoria faz parte das atribuições do profissional de saúde. A maioria dos atores afirmou que o profissional de saúde se sente motivado e preparado para atuar como preceptor. Todos os atores consideraram importante a participação do estudante em estágios em serviços de saúde durante a formação profissional e afirmaram que o preceptor tem conhecimento sobre os objetivos da disciplina. Apenas 20% dos preceptores afirmaram que já participaram de curso de capacitação de preceptoria e 80% manifestaram interesse em participar. A percepção dos participantes sobre o papel do preceptor na formação do profissional de saúde foi positiva. Alguns preceptores não têm consciência de que a preceptoria faz parte de sua atribuição como profissional da saúde. São necessárias ações que busquem capacitar e conscientizar os preceptores do seu papel na formação dos futuros profissionais de saúde.

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Palmier, A. C., Teixeira, H. B. ., Souza, C. B. de ., Amaral, J. H. L. do, Weneck, M. A. F. ., & Martins, R. de C. . (2021). O papel do preceptor na formação profissional em serviço de saúde. Revista Da ABENO, 21(1), 1704. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1704

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica