Integração da disciplina Promoção da Saúde Bucal 3 com a Clínica da Família e o território adscrito na formação em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1708Palavras-chave:
Formação Profissional, Saúde Coletiva, Saúde Bucal, Saúde da FamíliaResumo
O relato dessa experiência tem como pressuposto a reorientação das práticas e dos cenários de ensino e aprendizagem na disciplina Promoção da Saúde Bucal 3 do curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário São José para uma abordagem contextualizada ao território, integrada à Clínica da Família, orientada à promoção da saúde bucal e às necessidades da população. Tem como objetivo estimular que os estudantes sejam formados numa perspectiva crítico-reflexiva, compreendendo saúde como produção social e reconhecendo os impactos dos determinantes sociais da Saúde no processo do cuidado em saúde bucal. A integração das aulas da disciplina à rotina de atividades desenvolvidas pela Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga, na área programática 5.1, possibilitou uma troca de saberes e vivências entre alunos, pacientes (vistos como sujeitos), professora, agentes comunitários de saúde e profissionais da clínica, aproximando o processo de ensino das dinâmicas sociais e das necessidades do território.
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