Integração da disciplina Promoção da Saúde Bucal 3 com a Clínica da Família e o território adscrito na formação em Odontologia

Autores

  • Paulini Malfei de Carvalho Centro Universitário São José https://orcid.org/0000-0002-5093-9708
  • Armando Hayassy Centro Universitário São José
  • Luciene Deluca Ferreira Ferraz Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga
  • Felipe Rocha dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Francisco José dos Santos Martins Centro de Estudos da Coordenação da Área Programática 5.1

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1708

Palavras-chave:

Formação Profissional, Saúde Coletiva, Saúde Bucal, Saúde da Família

Resumo

O relato dessa experiência tem como pressuposto a reorientação das práticas e dos cenários de ensino e aprendizagem na disciplina Promoção da Saúde Bucal 3 do curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário São José para uma abordagem contextualizada ao território, integrada à Clínica da Família, orientada à promoção da saúde bucal e às necessidades da população. Tem como objetivo estimular que os estudantes sejam formados numa perspectiva crítico-reflexiva, compreendendo saúde como produção social e reconhecendo os impactos dos determinantes sociais da Saúde no processo do cuidado em saúde bucal. A integração das aulas da disciplina à rotina de atividades desenvolvidas pela Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga, na área programática 5.1, possibilitou uma troca de saberes e vivências entre alunos, pacientes (vistos como sujeitos), professora, agentes comunitários de saúde e profissionais da clínica, aproximando o processo de ensino das dinâmicas sociais e das necessidades do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulini Malfei de Carvalho, Centro Universitário São José

Professor, Escola de Saúde, Centro Universitário São José.

Referências

Pinheiro MH. Perspectiva educacional no discurso da saúde bucal – Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ, 1995. [Cited July 14, 2021]. Available fom: https://www.uff.br/?q=tags/repositorioinstitucional.

Buss PM, Pellegrini Filho AA. Saúde e seus determinantes sociais. Physis. 2007; 17(1): 77-93.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. Despacho do Ministro. [Cited July 14, 2021]. Available from: https://abeno.org.br/wpcontent/uploads/2021/06/DCNODONTOLOGIA-2018.pdf.

Nutbeam D. Evaluating health promotion progress, problems and solutions. Health Prom Int. 1998;13(1):27-44.

Ministério da Saúde. Anuário Estatístico da Cidade do Rio de Janeiro, 2008. [Cited July 14, 2021]. Available from: www.saude.gov.br.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo Demográfico 2000 – Cálculos e tabulação: Fundação João Pinheiro – MG/ IPP, IUPERJ, IPEA, 2003. [Cited July 14, 2021]. Available from: www.portalgeo.rio.rj.gov.br.

Berbel NAN. Metodologia da Problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da praxis. Semina: Ci Soc/Hum. 1996;17:7-17.

Kell MCG, Shimizu HE. Existe trabalho em equipe no Programa Saúde da Família? Ciênc Saúde Colet. 2010;15(supl. 1):1533-41.

Bordenave J, Pereira A. Estratégias de ensino aprendizagem. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Batista N, Batista SH, Goldenberg P, Seiffert O, Sonzogno MC. O enfoque problematizador na formação de profissionais da saúde. Rev Saúde Pública. 2005;39(2):231-7.

Brasil. Ministério da Saúde. Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica. SISAB. E-SUS – Dados por área programática, 2021. [Cited July 14, 2021]. Available from: https://egestorab.saude.gov.br/paginas/login .xhtml.

Freire, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

Ayres JRM. Cuidado: tecnologia ou sabedoria prática? Interface - Comunic Saúde Educ. 2000;4(6):117-20

Zilbovicius C, Araujo M, Botazzo C, Frias AC, Junqueira SR, Junqueira CR. A paradigm shift in predoctoral dental curricula in Brazil: evaluating the process of change. J Dent Educ. 2011;75(4):557-64. 2011.

Publicado

17-08-2022

Como Citar

Carvalho, P. M. de, Hayassy, A., Ferraz, L. D. F., Santos, F. R. dos, & Martins, F. J. dos S. (2022). Integração da disciplina Promoção da Saúde Bucal 3 com a Clínica da Família e o território adscrito na formação em Odontologia. Revista Da ABENO, 22(2), 1708. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1708

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica