Conhecimento e repercussões emocionais da COVID-19 entre estudantes de Odontologia brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1713Palavras-chave:
Pandemia, COVID-19, Estudantes de Odontologia, Saúde Mental, ansiedadeResumo
Em decorrência da pandemia de COVID-19, implementou-se atividades remotas de ensino, como medida de distanciamento social. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento dos graduandos de Odontologia brasileiros sobre a COVID-19, bem como o possível impacto da pandemia nas condições emocionais e sociais destes estudantes. Trata-se de um estudo transversal com coleta de dados primários, por meio de questionário estruturado. O questionário ficou vigente no período de 11 de agosto a 11 de setembro de 2020, com envios semanais, com amostragem de conveniência. Os dados foram submetidos à análise descritiva. A pesquisa abrangeu discentes do primeiro ao décimo período do curso de Odontologia, das diferentes regiões brasileiras. Foram coletadas 520 respostas, de 14 estados do país. Os alunos demonstraram ter um alto nível de conhecimento sobre a COVID-19, 77,31% não se sentiam seguros, 85,96% alegaram medo em relação ao futuro e 96,15% afirmaram ter havido prejuízos no seu curso de graduação. Dentre os alunos, 69,56% relataram piora no estado emocional, 83,08% perceberam-se mais estressados, 58,46% afirmaram ter desenvolvido insônia e 51,25% afirmaram que a pandemia afetou negativamente as finanças familiares. Conclui-se que os graduandos de Odontologia brasileiros têm conhecimento sobre a COVID-19 e a pandemia os afetou negativamente em relação aos aspectos emocionais e sociais.
Downloads
Referências
World Health Organization [internet]. WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard. 2021 [citado em 15 de junho de 2021]. Disponível em: https://covid19.who.int/
Coulthard P. Dentistry and coronavirus (COVID-19) - moral decision-making. Br Dent J. 2020;228:503-5. doi: https://doi.org/10.1038/s41415-020-1482-1
Harrel SK, Molinari J. Aerosols and splatter in dentistry: a brief review of the literature and infection control implications. J Am Dent Assoc. 2004;35(4):429-37. doi: https://doi.org/10.14219/jada.archive.2004.0207
Ather A, Patel B, Ruparel NB, Diogenes A, Hargreaves KM. Coronavirus disease 19 (COVID-19): implications for clinical dental care. J Endod. 2020;46(5):584-95. doi: https://doi.org/10.1016/j.joen.2020.03.008
Meng L, Hua F, Bian Z. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): emerging and future challenges for dental and oral medicine. J Dent Res. 2020;99(5):481-7. doi: https://doi.org/10.1177/0022034520914246
Becker K, Brunello G, Gurzawska‐Comis K, Becker J, Sivolella S, Schwarz F, Klinge B. Dental care during COVID‐19 pandemic: survey of experts’ opinion. Clin Oral Implants Res. 2020;31(12):1253-60. doi: https://doi.org/10.1111/clr.13676
Gurzawska-Comis K, Becker K, Brunello G, Gurzawska A, Schwarz F. Recommendations for dental care during COVID-19 pandemic. J Clin Med. 2020;9(6):1833. doi: https://doi.org/10.3390/jcm9061833
Pan Y, Liu H, Chu C, Li X, Liu S, Lu S. Transmission routes of SARS-CoV-2 and protective measures in dental clinics during the COVID-19 pandemic. Am J Dent 2020;33(3):129-34. [citado em 15 de junho de 2021]. Disponível em: https://www.amjdent.com/Archive/ReviewArticles/2020/AJD%20%20JUNE%202020%20Pan.pdf
Ren YF, Rasubala L, Malmstrom H, Eliav E. Dental care and oral health under the clouds of COVID-19. JDR Clin Trans Res. 2020;20:202-10. doi: https://doi.org/10.1177/2380084420924385
Oosthuysen J, Potgieter E, Fossey A. Compliance with infection prevention and control in oral health-care facilities: a global perspective. Int Dent J. 2014;64(6):297-311. doi: https://doi.org/10.1111/idj.12134
Amir LR, Tanti I, Maharani DA, Wimardhani YS, Julia V, Sulijaya B, et al. Student perspective of classroom and distance learning during COVID-19 pandemic in the undergraduate dental study program Universitas Indonesia. BMC Med Educ. 2020;20(1):392. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02312-0
Silva PGB, de Oliveira CAL, Borges MMF, Moreira DM, Alencar PNB, Avelar RL, et al. Distance learning during social seclusion by COVID-19: improving the quality of life of undergraduate dentistry students. Eur J Dent Educ. 2021;25(1):124-34. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12583
Elsalem L, Al-Azzam N, Jum'ah AA, Obeidat N, Sindiani AM, Kheirallah KA. Stress and behavioral changes with remote E-exams during the Covid-19 pandemic: a cross-sectional study among undergraduates of medical sciences. Ann Med Surg (Lond). 2020;60:271-9. doi: https://doi.org/10.1016/j.amsu.2020.10.058
Elmer T, Mepham K, Stadtfeld C. Students under lockdown: comparisons of students' social networks and mental health before and during the COVID-19 crisis in Switzerland. PLoS One. 2020;15(7):e0236337. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0236337
Kmietowicz Z. Rules on isolation rooms for suspected covid-19 cases in GP surgeries to be relaxed. BMJ. 2020;368:m707. doi: https://doi.org/10.1136/bmj.m707
Guessoum SB, Lachal J, Radjack R, Carretier E, Minassian S, Benoit L, et al. Adolescent psychiatric disorders during the COVID-19 pandemic and lockdown. Psychiatry Res. 2020;291:113264. doi: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113264
Jum'ah AA, Elsalem L, Loch C, Schwass D, Brunton PA. Perception of health and educational risks amongst dental students and educators in the era of COVID-19. Eur J Dent Educ. 2020;14:12626. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12626
Cao W, Fang Z, Hou G, Han M, Xu X, Dong J, et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Res. 2020;287:112934. doi: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934
Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, et al. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(5):1729. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph17051729
Chi X, Becker B, Yu Q, Willeit P, Jiao C, Huang L, et al. Prevalence and psychosocial correlates of mental health outcomes among chinese college students during the coronavirus disease (COVID-19) pandemic. Front Psychiatry. 2020;11:803. doi: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2020.00803
Rodrígues, Ricardo Vélez. CFO reforça necessidade do Ministério da Educação suspender autorizações para abertura de novos cursos de Odontologia. CFO Notícas, 2019. [citado em 20 de fevereiro de 2022]. Disponível em: http://cfo.org.br/cfo-reforca-necessidade-do-ministerio-da-educacao-suspender-autorizacoes-para-abertura-de-novos-cursos-de-odontologia/
Ministério da Educação. Censo da Educação Superior 2017. Brasília: INEP, 2018. [citado em 20 de fevereiro de 2022]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior
Ministério da Educação. Pesquisa avançada de cadastro nacional de cursos e instituições de educação Superior Cadastro e-MEC. Brasília, 2019. [citado em 20 de fevereiro de 2022]. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/ju
Malboeuf-Hurtubise C, Léger-Goodes T, Mageau GA, Joussemet M, Herba C, Chadi N, et al. Philosophy for children and mindfulness during COVID-19: results from a randomized cluster trial and impact on mental health in elementary school students. Prog Neuropsychopharmacol Biol Psychiatry. 2021;107:110260. doi: https://doi.org/10.1016/j.pnpbp.2021.110260
To KK, Tsang OT, Yip CC, Chan KH, Wu TC, Chan JM et al. Consistent detection of 2019 novel coronavirus in saliva. Clin Infect Dis. 2020;71(15):841-3. doi: https://doi.org/10.1093/cid/ciaa149
Kaparounaki CK, Patsali ME, Mousa DV, Papadopoulou EVK, Papadopoulou KKK, Fountou-lakis KN. University students' mental health amidst the COVID-19 quarantine in Greece. Psychiatry Res. 2020;290:113111. doi: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113111
Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Woodland L, Wessely S, Greenberg N, et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet. 2020. 14;395(10227):912-20. doi: https://doi.org/10.1016/s0140-6736(20)30460-8
Hossain MM, Sultana A, Purohit N. Mental health outcomes of quarantine and isolation for infection prevention: a systematic umbrella review of the global evidence. Epidemiol Health. 2020;42:e2020038. doi: https://doi.org/10.4178/epih.e2020038
Hawryluck L, Gold WL, Robinson S, Pogorski S, Galea S, Styra R. SARS control and psychological effects of quarantine, Toronto, Canada. Emerg Infect Dis. 2004;10(7):1206-12. doi: https://doi.org/10.3201%2Feid1007.030703
Dhar BK, Ayittey FK, Sarkar SM. Impact of COVID-19 on psychology among the university students. Glob Challenges. 2020;4(11):2000038. doi: https://doi.org/10.1002/gch2.202000038
Gondim MM, Gondim RCA, Pereira KDP, Figueiredo JFS, Rodrigues LWM, Reboucas PD. Graduados e graduandos de odontologia: motivações e expectativas profissionais. Braz J Develop. 2021;7:49958-74. https://doi.org/10.34117/bjdv7n5-409
Kolifarhood G, Aghaali M, Mozafar Saadati H, Taherpour N, Rahimi S, Izadi N, et al. Epidemiological and clinical aspects of COVID-19: a narrative review. Arch Acad Emerg Med. 2020;1(1):e41. [citado em 20 de fevereiro de 2022]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7117787/
Das D, Shenoy R, Mukherjee M, Unnikrishnan B, Rungta N. Awareness among undergraduate students of mangalore city regarding novel coronavirus (COVID-19): a questionnaire study. Disaster Med Public Health Prep. 2020:e6-e9. doi: https://doi.org/10.1017/dmp.2020.204
Gambhir RS, Dhaliwal JS, Aggarwal A, Anand S, Anand V, Kaur Bhangu A. Covid-19: a survey on knowledge, awareness and hygiene practices among dental health professionals in an Indian scenario. Rocz Panstw Zakl Hig. 2020; 71(2):223-9. doi: https://doi.org/10.32394/rpzh.2020.0115
Modi PD, Nair G, Uppe A, Modi J, Tuppekar B, Gharpure AS, et al. COVID-19 awareness among healthcare students and professionals in mumbai metropolitan region: a questionnaire-based survey. Cureus. 2020;12(4):e7514. doi: https://doi.org/10.7759/cureus.7514
Sohrabi C, Alsafi Z, O'Neill N. World Health Organization declares global emergency: A review of the 2019 novel coronavirus (COVID-19). Int J Surg. 2020;76: 71-6. [citado em 20 de fevereiro de 2022]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7105032/
Khader YS, Nsour MA, Al-Batayneh OB, Saadeh R, Basheir H, Alfaqih M, et al. Dentists’ awareness, perception, and attitude regarding COVID-19 and infection control: a cross-sectional study among Jordanian dentists. JMIR Public Heal Surveill. 2020;6:e18798. doi: https://doi.org/10.2196/18798
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).