Atenção Secundária e o processo formativo na Odontologia

a experiência da Universidade de Pernambuco, campus Santo Amaro

Autores

  • Thayane Maria Botelho Florêncio Universidade de Pernambuco
  • Sandra Maria Alves Sayão Maia Faculdade de Odontologia do Recife
  • Paulo Maurício Reis de Melo Júnior Universidade de Pernambuco
  • Herika de Arruda Mauricio Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1721

Palavras-chave:

Saúde Bucal, Serviços de Saúde Bucal, Atenção Secundária à Saúde, Educação Superior, Educação em Odontologia

Resumo

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) se constituem em campos de práticas essenciais no processo formativo do cirurgião-dentista, contudo, atravessados por uma série de desafios. O objetivo deste artigo é descrever a experiência na condução das atividades práticas de atenção especializada em saúde bucal, no contexto da pandemia de COVID-19, no Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Santo Amaro. Trata-se de um relato de experiência de caráter exploratório e descritivo, construído a partir do processo de trabalho desenvolvido no período de março de 2020 a julho de 2021. Foram realizados em torno de duzentos procedimentos especializados em saúde bucal, proporcionando ações, reflexões, criatividade e inovação na consolidação de um cenário propositivo diante de problemas reais enfrentados na integração ensino-serviço, pactuado entre a Faculdade de Odontologia de Pernambuco e a Prefeitura da Cidade do Recife. Os CEO apresentam-se como equipamentos fundamentais na condução do cuidado integral em saúde bucal, sendo possível identificar estratégias exequíveis e capazes de garantir a manutenção do papel formativo da atenção secundária, mesmo em contextos como da pandemia de COVID-19.

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Biografia do Autor

Thayane Maria Botelho Florêncio, Universidade de Pernambuco

Graduanda, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco.

Sandra Maria Alves Sayão Maia, Faculdade de Odontologia do Recife

Docente, Faculdade de Odontologia do Recife.

Paulo Maurício Reis de Melo Júnior, Universidade de Pernambuco

Docente, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco.

Herika de Arruda Mauricio , Universidade de Pernambuco

Docente, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco.

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Publicado

14-10-2022

Como Citar

Florêncio, T. M. B., Maia, S. M. A. S., Melo Júnior, P. M. R. de, & Mauricio , H. de A. (2022). Atenção Secundária e o processo formativo na Odontologia: a experiência da Universidade de Pernambuco, campus Santo Amaro. Revista Da ABENO, 22(2), 1721 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1721

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica