Secondary Care and the training process in Dentistry
the experience of the University of Pernambuco, Santo Amaro campus
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1721Keywords:
Oral Health, Oral Health Services, Secondary Health Care, Education Higher, Education DentalAbstract
The Dental Specialty Centers (CEO) constitute fields of essential practices in the training process of the dental surgeon. However, they face a series of challenges. The purpose of this article is to describe the experience in conducting practical activities of specialized care in oral health, in the context of the COVID-19 pandemic, in the Undergraduate Course in Dentistry of the University of Pernambuco (UPE), in the Santo Amaro campus. This is an exploratory and descriptive experience report, built upon the work developed from March 2020 to July 2021. Approximately two hundred specialized procedures in oral health were carried out, providing actions, reflections, creativity and innovation in the consolidation of a propositional scenario in the face of real problems faced in the teaching-service integration, agreed between the Faculty of Dentistry of Pernambuco and the City Hall of Recife. CEOs are a fundamental equipment in comprehensive oral health care, allowing to identify feasible strategies capable of ensuring the maintenance of the formative role of secondary care, even in contexts such as the COVID-19 pandemic.
Downloads
References
Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. [Cited July 10, 2021]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/diretrizes_da_politica_nacional_de_saude_bucal.pdf.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 599, de 23 de março de 2006. Define a implantação de Especialidades Odontológicas (CEOs) e deLaboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs) e estabelecer critérios, normas e requisitos para seu credenciamento. Diário Oficial da União. 23 de março de 2006. [Cited July 10, 2021]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0599_23_03_2006.html.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.373, de 7 de outubro de 2009. Altera a redação da Portaria Nº 599/GM, de 23 de março de 2006. 7 de outubro de 2009. [Cited July 10, 2021]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt2373_07_10_2009.html.
Brasil. Ministério da Saúde. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Brasília; Ministérioda Saúde, 2018.
DATASUS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. [Cited July 10,2021]. Available from: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?cnes/cnv/habbr.def.
Rios LRF, Colussi CF. Análise da oferta de serviços na atenção especializada em saúde bucal no Sistema Único de Saúde, Brasil, 2014. Epidemiol Serv Saúde. 2019; 28(1):e2018351.
Rossi TRA, Chaves SCL. Processo de trabalho em saúde na implementação da atenção especializada em saúde bucal no nível local. Saúde Debate. 2017; 41(3):188-201.
Almeida PF, Giovanella L, Martins Filho MT, Lima LD. Redes regionalizadas e garantia de atenção especializada em saúde: a experiência do Ceará, Brasil. Ciênc Saúde Colet. 2019;24(12):4527-39.
Santiago BM, Amaral JHL, Zina LG, Werneck MAF, Padilha WWN. A Universidade, o CEO e o PMAQ-CEO. In: Figueiredo N, Goes PSA, Martelli J L. Os caminhos da saúde bucal no Brasil: um olhar quali e quanti sobre os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) no Brasil. Recife: Editora UFPE, 2016. p. 49-62.
World Health Organization. Corona-virus disease (COVID-19) pandemic. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019.
Pires FS, Fontanella V. Consenso ABENO: biossegurança no ensino odontológico póspandemia da COVID-19. Porto Alegre: ABENO, 2020. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://abeno.org.br/abenofiles/downloads/retomada-de-praticas-seguras-no-ensino-odontologico.pdf.
Paz ESL, Burgos MEA. Rotinas de biossegurança em odontologia. Ponta Grossa: Atena, 2021.
Brasil. Ministério da Saúde. Guia de orientações para atenção odontológica no contexto da COVID-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoestecnicas/guias-e-planos/guia-deorientacoespara-atencao-odontologica-no-contexto-dacovid-19.
Brasil. Ministério da Saúde. Orientações e manejo de pacientes com Covid-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. [Cited July 13, 2021]. Available from: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/June/18/Covid19-Orientac--o--esManjoPacientes.pdf.
Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO n°226, de 04 de junho de 2020. Dispõe sobre o exercício da Odontologia a distância, mediado por tecnologias, e dá outras providências. [Cited July 13, 2021]. Available from: http://sistemas.cfo.org.br/visualizar/atos/RESOLU%C3%87%C3%83O/SEC/2020/226.
Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO n°228, de 16 de julho de 2020. Regulamenta o artigo 5º da Resolução CFO226/2020. [Cited July 13, 2021]. Available from: http://www.crosp.org.br/uploads/arquivo/9fb935f04d1b8e4d8eed246b9e82aa0f.pdf.
Conselho Federal de Odontologia. Manual de boas práticas em biossegurança para ambientes odontológicos [Internet]. [Cited July 13, 2021]. Available from: https://web site.cfo.org.br/wp-content/uploads/2020/04/cfo-lanc%CC%A7a-Manual-de-Boas-Pra%CC%81ticas-em-Biosseguranc%CC%A7apara-Ambientes-Odontologicos.pdf.
Anvisa. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ Anvisa nº 04/2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). 2020. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/nota-tecnica-gvims_gg tes_anvisa04_2020-25-02-para-o-site.pdf.
Pernambuco. Decreto nº 50.433, de 15 de março de 2021. Estabelece novas medidas restritivas em relação a atividades sociais e econômicas, no período de 18 a 28 de março de 2021, para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus [Internet]. Diário Oficial do Estado de Pernambuco. 15 de março de 21. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/decreto-50-433-15-marco-2021-restricoes-covid-pdf.pdf.
Ministério da saúde. Nota Técnica Nº3/2021 - CGSB/DESF/SAPS/MS. Covid-19 e atendimento odontológico no SUS. 2021. [Cited July 12, 2021]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/NT_3_2021_Bucal.pdf.
Sponchiado-Júnior EC, Vieira WA, Silva LC, Ferraz CCR, Almeida JFA, Gomes BPFA, deJesus-Soares A. Impacto da COVID-19 na educação odontológica no Brasil. Rev ABENO. 2021;21(1):1225.
Fernandez MS, Silva NRJ, Viana VS, Oliveira CCC. Doença por Coronavírus 2019: desafios emergentes e o ensino odontológico brasileiro. Rev ABENO. 2020;20(2):2-15.
Bruzamolin CD, Cardoso ER, Francisco SA, Botelho-Filho CR, Gabardo MCL. Uso de realidade virtual no ensino da Odontologia: um projeto piloto. Rev ABENO. 2020;20(2):131-6.
Pessoa TRRF, Noro LRA. Formação em Odontologia: desafios para o desenvolvimento docente e efetiva inclusão do Sistema Único de Saúde. Rev ABENO. 2020;20(1):2-12.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).