Atenção Secundária e o processo formativo na Odontologia
a experiência da Universidade de Pernambuco, campus Santo Amaro
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1721Palabras clave:
Saúde Bucal, Serviços de Saúde Bucal, Atenção Secundária à Saúde, Educação Superior, Educação em OdontologiaResumen
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) se constituem em campos de práticas essenciais no processo formativo do cirurgião-dentista, contudo, atravessados por uma série de desafios. O objetivo deste artigo é descrever a experiência na condução das atividades práticas de atenção especializada em saúde bucal, no contexto da pandemia de COVID-19, no Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Santo Amaro. Trata-se de um relato de experiência de caráter exploratório e descritivo, construído a partir do processo de trabalho desenvolvido no período de março de 2020 a julho de 2021. Foram realizados em torno de duzentos procedimentos especializados em saúde bucal, proporcionando ações, reflexões, criatividade e inovação na consolidação de um cenário propositivo diante de problemas reais enfrentados na integração ensino-serviço, pactuado entre a Faculdade de Odontologia de Pernambuco e a Prefeitura da Cidade do Recife. Os CEO apresentam-se como equipamentos fundamentais na condução do cuidado integral em saúde bucal, sendo possível identificar estratégias exequíveis e capazes de garantir a manutenção do papel formativo da atenção secundária, mesmo em contextos como da pandemia de COVID-19.
Descargas
Citas
Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. [Cited July 10, 2021]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/diretrizes_da_politica_nacional_de_saude_bucal.pdf.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 599, de 23 de março de 2006. Define a implantação de Especialidades Odontológicas (CEOs) e deLaboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs) e estabelecer critérios, normas e requisitos para seu credenciamento. Diário Oficial da União. 23 de março de 2006. [Cited July 10, 2021]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0599_23_03_2006.html.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.373, de 7 de outubro de 2009. Altera a redação da Portaria Nº 599/GM, de 23 de março de 2006. 7 de outubro de 2009. [Cited July 10, 2021]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt2373_07_10_2009.html.
Brasil. Ministério da Saúde. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Brasília; Ministérioda Saúde, 2018.
DATASUS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. [Cited July 10,2021]. Available from: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?cnes/cnv/habbr.def.
Rios LRF, Colussi CF. Análise da oferta de serviços na atenção especializada em saúde bucal no Sistema Único de Saúde, Brasil, 2014. Epidemiol Serv Saúde. 2019; 28(1):e2018351.
Rossi TRA, Chaves SCL. Processo de trabalho em saúde na implementação da atenção especializada em saúde bucal no nível local. Saúde Debate. 2017; 41(3):188-201.
Almeida PF, Giovanella L, Martins Filho MT, Lima LD. Redes regionalizadas e garantia de atenção especializada em saúde: a experiência do Ceará, Brasil. Ciênc Saúde Colet. 2019;24(12):4527-39.
Santiago BM, Amaral JHL, Zina LG, Werneck MAF, Padilha WWN. A Universidade, o CEO e o PMAQ-CEO. In: Figueiredo N, Goes PSA, Martelli J L. Os caminhos da saúde bucal no Brasil: um olhar quali e quanti sobre os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) no Brasil. Recife: Editora UFPE, 2016. p. 49-62.
World Health Organization. Corona-virus disease (COVID-19) pandemic. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019.
Pires FS, Fontanella V. Consenso ABENO: biossegurança no ensino odontológico póspandemia da COVID-19. Porto Alegre: ABENO, 2020. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://abeno.org.br/abenofiles/downloads/retomada-de-praticas-seguras-no-ensino-odontologico.pdf.
Paz ESL, Burgos MEA. Rotinas de biossegurança em odontologia. Ponta Grossa: Atena, 2021.
Brasil. Ministério da Saúde. Guia de orientações para atenção odontológica no contexto da COVID-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoestecnicas/guias-e-planos/guia-deorientacoespara-atencao-odontologica-no-contexto-dacovid-19.
Brasil. Ministério da Saúde. Orientações e manejo de pacientes com Covid-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. [Cited July 13, 2021]. Available from: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/June/18/Covid19-Orientac--o--esManjoPacientes.pdf.
Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO n°226, de 04 de junho de 2020. Dispõe sobre o exercício da Odontologia a distância, mediado por tecnologias, e dá outras providências. [Cited July 13, 2021]. Available from: http://sistemas.cfo.org.br/visualizar/atos/RESOLU%C3%87%C3%83O/SEC/2020/226.
Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO n°228, de 16 de julho de 2020. Regulamenta o artigo 5º da Resolução CFO226/2020. [Cited July 13, 2021]. Available from: http://www.crosp.org.br/uploads/arquivo/9fb935f04d1b8e4d8eed246b9e82aa0f.pdf.
Conselho Federal de Odontologia. Manual de boas práticas em biossegurança para ambientes odontológicos [Internet]. [Cited July 13, 2021]. Available from: https://web site.cfo.org.br/wp-content/uploads/2020/04/cfo-lanc%CC%A7a-Manual-de-Boas-Pra%CC%81ticas-em-Biosseguranc%CC%A7apara-Ambientes-Odontologicos.pdf.
Anvisa. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ Anvisa nº 04/2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). 2020. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/nota-tecnica-gvims_gg tes_anvisa04_2020-25-02-para-o-site.pdf.
Pernambuco. Decreto nº 50.433, de 15 de março de 2021. Estabelece novas medidas restritivas em relação a atividades sociais e econômicas, no período de 18 a 28 de março de 2021, para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus [Internet]. Diário Oficial do Estado de Pernambuco. 15 de março de 21. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/decreto-50-433-15-marco-2021-restricoes-covid-pdf.pdf.
Ministério da saúde. Nota Técnica Nº3/2021 - CGSB/DESF/SAPS/MS. Covid-19 e atendimento odontológico no SUS. 2021. [Cited July 12, 2021]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/NT_3_2021_Bucal.pdf.
Sponchiado-Júnior EC, Vieira WA, Silva LC, Ferraz CCR, Almeida JFA, Gomes BPFA, deJesus-Soares A. Impacto da COVID-19 na educação odontológica no Brasil. Rev ABENO. 2021;21(1):1225.
Fernandez MS, Silva NRJ, Viana VS, Oliveira CCC. Doença por Coronavírus 2019: desafios emergentes e o ensino odontológico brasileiro. Rev ABENO. 2020;20(2):2-15.
Bruzamolin CD, Cardoso ER, Francisco SA, Botelho-Filho CR, Gabardo MCL. Uso de realidade virtual no ensino da Odontologia: um projeto piloto. Rev ABENO. 2020;20(2):131-6.
Pessoa TRRF, Noro LRA. Formação em Odontologia: desafios para o desenvolvimento docente e efetiva inclusão do Sistema Único de Saúde. Rev ABENO. 2020;20(1):2-12.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).