Atenção Secundária e o processo formativo na Odontologia

a experiência da Universidade de Pernambuco, campus Santo Amaro

Autores/as

  • Thayane Maria Botelho Florêncio Universidade de Pernambuco
  • Sandra Maria Alves Sayão Maia Faculdade de Odontologia do Recife
  • Paulo Maurício Reis de Melo Júnior Universidade de Pernambuco
  • Herika de Arruda Mauricio Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1721

Palabras clave:

Saúde Bucal, Serviços de Saúde Bucal, Atenção Secundária à Saúde, Educação Superior, Educação em Odontologia

Resumen

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) se constituem em campos de práticas essenciais no processo formativo do cirurgião-dentista, contudo, atravessados por uma série de desafios. O objetivo deste artigo é descrever a experiência na condução das atividades práticas de atenção especializada em saúde bucal, no contexto da pandemia de COVID-19, no Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Santo Amaro. Trata-se de um relato de experiência de caráter exploratório e descritivo, construído a partir do processo de trabalho desenvolvido no período de março de 2020 a julho de 2021. Foram realizados em torno de duzentos procedimentos especializados em saúde bucal, proporcionando ações, reflexões, criatividade e inovação na consolidação de um cenário propositivo diante de problemas reais enfrentados na integração ensino-serviço, pactuado entre a Faculdade de Odontologia de Pernambuco e a Prefeitura da Cidade do Recife. Os CEO apresentam-se como equipamentos fundamentais na condução do cuidado integral em saúde bucal, sendo possível identificar estratégias exequíveis e capazes de garantir a manutenção do papel formativo da atenção secundária, mesmo em contextos como da pandemia de COVID-19.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thayane Maria Botelho Florêncio, Universidade de Pernambuco

Graduanda, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco.

Sandra Maria Alves Sayão Maia, Faculdade de Odontologia do Recife

Docente, Faculdade de Odontologia do Recife.

Paulo Maurício Reis de Melo Júnior, Universidade de Pernambuco

Docente, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco.

Herika de Arruda Mauricio , Universidade de Pernambuco

Docente, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco.

Citas

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. [Cited July 10, 2021]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/diretrizes_da_politica_nacional_de_saude_bucal.pdf.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 599, de 23 de março de 2006. Define a implantação de Especialidades Odontológicas (CEOs) e deLaboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs) e estabelecer critérios, normas e requisitos para seu credenciamento. Diário Oficial da União. 23 de março de 2006. [Cited July 10, 2021]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0599_23_03_2006.html.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.373, de 7 de outubro de 2009. Altera a redação da Portaria Nº 599/GM, de 23 de março de 2006. 7 de outubro de 2009. [Cited July 10, 2021]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt2373_07_10_2009.html.

Brasil. Ministério da Saúde. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Brasília; Ministérioda Saúde, 2018.

DATASUS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. [Cited July 10,2021]. Available from: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?cnes/cnv/habbr.def.

Rios LRF, Colussi CF. Análise da oferta de serviços na atenção especializada em saúde bucal no Sistema Único de Saúde, Brasil, 2014. Epidemiol Serv Saúde. 2019; 28(1):e2018351.

Rossi TRA, Chaves SCL. Processo de trabalho em saúde na implementação da atenção especializada em saúde bucal no nível local. Saúde Debate. 2017; 41(3):188-201.

Almeida PF, Giovanella L, Martins Filho MT, Lima LD. Redes regionalizadas e garantia de atenção especializada em saúde: a experiência do Ceará, Brasil. Ciênc Saúde Colet. 2019;24(12):4527-39.

Santiago BM, Amaral JHL, Zina LG, Werneck MAF, Padilha WWN. A Universidade, o CEO e o PMAQ-CEO. In: Figueiredo N, Goes PSA, Martelli J L. Os caminhos da saúde bucal no Brasil: um olhar quali e quanti sobre os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) no Brasil. Recife: Editora UFPE, 2016. p. 49-62.

World Health Organization. Corona-virus disease (COVID-19) pandemic. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019.

Pires FS, Fontanella V. Consenso ABENO: biossegurança no ensino odontológico póspandemia da COVID-19. Porto Alegre: ABENO, 2020. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://abeno.org.br/abenofiles/downloads/retomada-de-praticas-seguras-no-ensino-odontologico.pdf.

Paz ESL, Burgos MEA. Rotinas de biossegurança em odontologia. Ponta Grossa: Atena, 2021.

Brasil. Ministério da Saúde. Guia de orientações para atenção odontológica no contexto da COVID-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoestecnicas/guias-e-planos/guia-deorientacoespara-atencao-odontologica-no-contexto-dacovid-19.

Brasil. Ministério da Saúde. Orientações e manejo de pacientes com Covid-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. [Cited July 13, 2021]. Available from: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/June/18/Covid19-Orientac--o--esManjoPacientes.pdf.

Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO n°226, de 04 de junho de 2020. Dispõe sobre o exercício da Odontologia a distância, mediado por tecnologias, e dá outras providências. [Cited July 13, 2021]. Available from: http://sistemas.cfo.org.br/visualizar/atos/RESOLU%C3%87%C3%83O/SEC/2020/226.

Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO n°228, de 16 de julho de 2020. Regulamenta o artigo 5º da Resolução CFO226/2020. [Cited July 13, 2021]. Available from: http://www.crosp.org.br/uploads/arquivo/9fb935f04d1b8e4d8eed246b9e82aa0f.pdf.

Conselho Federal de Odontologia. Manual de boas práticas em biossegurança para ambientes odontológicos [Internet]. [Cited July 13, 2021]. Available from: https://web site.cfo.org.br/wp-content/uploads/2020/04/cfo-lanc%CC%A7a-Manual-de-Boas-Pra%CC%81ticas-em-Biosseguranc%CC%A7apara-Ambientes-Odontologicos.pdf.

Anvisa. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ Anvisa nº 04/2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). 2020. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/nota-tecnica-gvims_gg tes_anvisa04_2020-25-02-para-o-site.pdf.

Pernambuco. Decreto nº 50.433, de 15 de março de 2021. Estabelece novas medidas restritivas em relação a atividades sociais e econômicas, no período de 18 a 28 de março de 2021, para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus [Internet]. Diário Oficial do Estado de Pernambuco. 15 de março de 21. [Cited July 12, 2021]. Available from: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/decreto-50-433-15-marco-2021-restricoes-covid-pdf.pdf.

Ministério da saúde. Nota Técnica Nº3/2021 - CGSB/DESF/SAPS/MS. Covid-19 e atendimento odontológico no SUS. 2021. [Cited July 12, 2021]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/NT_3_2021_Bucal.pdf.

Sponchiado-Júnior EC, Vieira WA, Silva LC, Ferraz CCR, Almeida JFA, Gomes BPFA, deJesus-Soares A. Impacto da COVID-19 na educação odontológica no Brasil. Rev ABENO. 2021;21(1):1225.

Fernandez MS, Silva NRJ, Viana VS, Oliveira CCC. Doença por Coronavírus 2019: desafios emergentes e o ensino odontológico brasileiro. Rev ABENO. 2020;20(2):2-15.

Bruzamolin CD, Cardoso ER, Francisco SA, Botelho-Filho CR, Gabardo MCL. Uso de realidade virtual no ensino da Odontologia: um projeto piloto. Rev ABENO. 2020;20(2):131-6.

Pessoa TRRF, Noro LRA. Formação em Odontologia: desafios para o desenvolvimento docente e efetiva inclusão do Sistema Único de Saúde. Rev ABENO. 2020;20(1):2-12.

Publicado

14-10-2022

Cómo citar

Florêncio, T. M. B., Maia, S. M. A. S., Melo Júnior, P. M. R. de, & Mauricio , H. de A. (2022). Atenção Secundária e o processo formativo na Odontologia: a experiência da Universidade de Pernambuco, campus Santo Amaro. Revista Da ABENO, 22(2), 1721 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1721

Número

Sección

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica