Discriminações e preconceitos

temas que precisam de muito debate na formação dos profissionais de saúde

Autores

  • Claudia Nice Bach Universidade do Vale do Taquari
  • Amanda Zorzan Universidade do Vale do Taquari
  • Caroline Muller Universidade do Vale do Taquari
  • Juliana Bianchini Universidade do Vale do Taquari
  • Andreas Rados Universidade do Vale do Taquari
  • Maurício Fernando Nunes Teixeira Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1729

Palavras-chave:

Discriminação Social, Preconceito, Formação Profissional em Saúde, Estágios, Educação em Odontologia

Resumo

Conteúdos curriculares relativos às Ciências Humanas e Sociais têm muita importância no desenvolvimento de habilidades que vão construir competências relacionadas ao comportamento dos egressos. O curso de Odontologia da Univates aborda, desde o início da formação temáticas relacionadas a discriminação e ao preconceito de forma integrada no seu currículo. O trabalho apresenta relatos de experiências de quatro estudantes durante os estágios com o objetivo de identificar, reconhecer e discutir questões relacionadas ao preconceito e discriminação no desenvolvimento do estágio extramuros, apresentando os desafios e dificuldades encontradas nesse processo. Através de relatos subjetivos podemos perceber os diferentes itinerários de formação que os estudantes percorrem, além da ampliação das oportunidades de contato com essas temáticas. Nos relatos são descritas atividades de aprendizagem realizadas durante o curso e que são retomadas no enfrentamento das situações vivenciadas nos estágios. Dramatizações, leitura de materiais, desafios propostos no CBL (Challenge Based Learning), produções de resumos e participações em congressos vão sendo elencadas como referências importantes no atendimento de populações específicas como indígenas, imigrantes, pessoas com pele preta e que fazem uso de tornozeleiras eletrônicas, além de contatos com pessoas transexuais e portadores de necessidades especiais. Essas experiências, muitas vezes, são possíveis pela presença dos estudantes nas redes de saúde. O estágio extramuros amplia as experiências de atendimento aos estudantes, contribuindo para uma formação mais generalista e humanista. O contato dos estudantes com diferentes realidades é benéfico para o desenvolvimento de novas perspectivas a partir dos conteúdos trabalhados de forma teórica e, quando integrados, podem contribuir para uma formação mais cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Nice Bach, Universidade do Vale do Taquari

Graduanda em Odontologia, Universidade do Vale do Taquari.

Amanda Zorzan, Universidade do Vale do Taquari

Graduanda em Odontologia, Universidade do Vale do Taquari. 

Caroline Muller, Universidade do Vale do Taquari

Graduanda em Odontologia, Universidade do Vale do Taquari.

Juliana Bianchini, Universidade do Vale do Taquari

Graduanda em Odontologia, Universidade do Vale do Taquari.

Andreas Rados, Universidade do Vale do Taquari

Mestre em saúde Bucal Coletiva, Universidade do Vale do Taquari.

Maurício Fernando Nunes Teixeira, Universidade do Vale do Taquari

Doutor em Saúde Bucal Coletiva, Universidade do Vale do Taquari.

Referências

Borges RF. A pedagogia de Manoel Bomfim: uma proposta higienista na educação. (122 f.). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2006.

Costa NR. State, Education and Health: hygiene of daily life. Cad. CEDES. HISA - História da Saúde. 1984.

Scott J. A dictionary of sociology. Oxford (UK): Oxford University Press. 2014. Celeste RK, Goncalves LG, Faerstein E, Bastos JL. The role of potential mediators in racial inequalities in tooth loss: the Pró- Saúde study. Comm Dent Oral Epidemiol. 2013;41(6):509-16.

Phelan JC, Link BG. Is racism a fundamental cause of inequalities in health? Ann Rev Sociol. 2015;41(1):311-30.

Hay K, Mcdougal L, Percival V, Henry S, Klugman J, Wurie H, et al. Disrupting gender norms in health systems: making the case for change. Lancet. 2019; 393 (10190):2535-49.

Sartori LRM, Henzel LT, Queiroz ABL, Ramos EC, Oliveira LJC, Chisini LA, et al. Gender inequalities in the dental science: an analysis of high impact publications. J Dent Educ. 2021; 85(8):1379-87.

Schulman KA, Berlin JA, Harless W, Kerner JF, Sistrunk S, Gersh BJ, et al. The effect of race and sex on physicians' recommendations for cardiac catheterization. N Engl J Med. 1999; 340(8):618-26.

Cabral ED, Caldas Jr, AF, Cabral HAM. Influence of the patient's race on the dentist's decision to extract or retain a decayed tooth. Community Dent Oral Epidemiol. 2005; 33(6):461-6.

Leal MDC, Gama SGN, Pereira APE, Pacheco VE, Carmo CN, Santos RV. The color of pain: racial inequities in prenatal care and childbirth in Brazil. Cad Saúde Pública. 2017; 33(Suppl 1):e00078816.

Discacciati JA, Vilaca EL. Atendimento odontológico ao portador do HIV: medo, preconceito e ética profissional. Rev Panam Salud Publica. 2001; 9(4):234-9.

Brasil. Resolução nº 3, de 21 de junho de 2021. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. [Cited July 15, 2021]. Available from: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-3-de-21-de-junho-de-2021-327321299.

Candido LC, Finkler M, Bastos JL, Freitas SFTD. Conflicts with the patient, race and conceptions held by Dental students: the case of undergraduates from Southern Brazil. Physis. 2019; 29(4): e290410.

Zilbovicius C, Carnut L, Lopes TTV. O preconceito econômico-social na percepção de estudantes de odontologia: uma perspectiva crítica. Ensino Re-Vista. 2019; 26(3):896-918.

Brasil, Ministério da Saúde. Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009. [Cited July 15, 2021]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt1820_13_08_2009.html.

Araújo ESC, Vieira VMO. Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers. Psicol Esc Educ. 2013; 17(1):97-104.

Silva HCB, Lima TCS. Racismo institucional: violação do direito à saúde e demanda ao serviço social. Katálysis. 2021; 24(2):331-41.

Cançado Figueiredo M, Carvalho e Silva SR, Preto Guimarães F, Araújo VP. Perfil de pacientes con necesidades especiales. Bol Asoc Argent Odontol Niños. 2003; 32(1):8-11.

Pilotto LM, Corrêa GT, Alves AM, Macarevich A, Frohlich S, Teixeira MFN, et al. Contribuições das Ciências Sociais e sua integração com a Ciência da Saúde na formação em Odontologia. Anais do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018. [Cited Oct. 21, 2021]. Available from: https://proceedings.science/saude-coletiva-2018/papers/contribuicoes-das-cienciassociais-e-sua-integracao-com-a-ciencia-dasaude-na-formacao-em-odontologia.

Silva ML. Racismo e os efeitos na saúde mental. In: Batista LE, Kalckmann S. (Org.). Seminário saúde da população negra no estado de São Paulo, 2004. São Paulo: Instituto de Saúde, 2005. p. 129-132. (Temas em Saúde Coletiva, 3).

Conselho Indigenista Missionário. Relatório Violência contra os Povos Indígenas no Brasil – Dados de 2015. ISSN 1984-7645

Loureiro MM, Rozenfeld S. Epidemiologia de internações por doença falciforme no Brasil. Rev Saúde Pública. 2005;39(6):943-9.

Lopes F. Raça, saúde e vulnerabilidades. BIS. 2003; 31:7-11.

Batista LE, Volochko A, Ferreira CEC, Martins V. Mortalidade da população negra adulta no Brasil. In: Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Saúde da população negra no Brasil: contribuições para a promoção da equidade. Brasília, DF: Funasa, 2005. p. 237-314.

Pitta AMF. Reorientação do modelo de atenção: equidade e justiça social na organização dos serviços de saúde mental. In: Delgado PG. Caderno de Textos: III Conferência Nacional de Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

Travassos C, Bahia L. Qual é a agenda para o combate à discriminação no SUS? Cad Saúde Pública. 2011;27(2):204-5.

Pimenta MM, Oliveira RC. A contribuição da Sociologia para o Ensino em Saúde. Linhas. 2020; 21(45):260-84.

Brasil. Lei Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. [Cited J Oct. 21, 2021]. Available from: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm.

Publicado

21-02-2022

Como Citar

Nice Bach, C. ., Zorzan, A., Muller, C., Bianchini, J., Rados, A., & Teixeira, M. F. N. (2022). Discriminações e preconceitos: temas que precisam de muito debate na formação dos profissionais de saúde. Revista Da ABENO, 22(2), 1729. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1729

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica