As fortalezas orientadoras das DCN e os desafios da formação nos serviços e na academia sob o olhar de estudantes concluintes
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1730Palavras-chave:
Educação em Odontologia, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Sistema Único de SaúdeResumo
Objetivou-se avaliar a percepção de estudantes concluintes do curso de Odontologia de uma instituição de ensino superior pública do Nordeste brasileiro sobre a sua formação, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem quantitativa por aplicação de questionário validado a 42 discentes concluintes convidados presencialmente em atividade acadêmica coletiva. Os participantes estavam regularmente matriculados nos dois últimos períodos da matriz curricular vigente e orientados quanto aos preceitos éticos, com assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Em resposta ao questionário, os estudantes avaliaram a sua formação sob quatro dimensões e respectivas subdimensões: Perfil do Egresso (generalista, humanista, autônomo, crítico/reflexivo, capaz de compreender o contexto inserido), Orientação do cuidado em saúde (enfoque epidemiológico, promoção de saúde, diagnóstico, tratamento, multiprofissionalidade), Integração Ensino-serviço (atividade de estágio e vivência no SUS) e Abordagem Pedagógica (metodologias ativas, avaliação, papel do professor, desenvolvimento docente, cenários de aprendizagem, currículo integrado, flexibilização curricular, articulação ensinopesquisa-extensão). Os resultados sinalizaram desempenhos relativos acima de 80% do máximo esperado em todas as dimensões avaliadas. As dimensões Integração Ensino-serviço e Abordagem Pedagógica obtiveram menores médias de avaliação, o que pode sinalizar que, embora a formação em Odontologia na instituição tenha avançado mais satisfatoriamente em sua reorientação de perfil e de cuidado em saúde, o desenvolvimento pedagógico assim como a integração com os serviços de saúde e com a população ainda encontram lacunas na percepção de estudantes concluintes, encaminhando a necessidade de avanço, considerando ainda desafios de um novo contexto (pós)pandêmico e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais publicadas em 2021.
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