As fortalezas orientadoras das DCN e os desafios da formação nos serviços e na academia sob o olhar de estudantes concluintes

Autores/as

  • Thayana Maria Navarro Ribeiro de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Paulo Vitor de Souza Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1730

Palabras clave:

Educação em Odontologia, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumen

Objetivou-se avaliar a percepção de estudantes concluintes do curso de Odontologia de uma instituição de ensino superior pública do Nordeste brasileiro sobre a sua formação, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem quantitativa por aplicação de questionário validado a 42 discentes concluintes convidados presencialmente em atividade acadêmica coletiva. Os participantes estavam regularmente matriculados nos dois últimos períodos da matriz curricular vigente e orientados quanto aos preceitos éticos, com assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Em resposta ao questionário, os estudantes avaliaram a sua formação sob quatro dimensões e respectivas subdimensões: Perfil do Egresso (generalista, humanista, autônomo, crítico/reflexivo, capaz de compreender o contexto inserido), Orientação do cuidado em saúde (enfoque epidemiológico, promoção de saúde, diagnóstico, tratamento, multiprofissionalidade), Integração Ensino-serviço (atividade de estágio e vivência no SUS) e Abordagem Pedagógica (metodologias ativas, avaliação, papel do professor, desenvolvimento docente, cenários de aprendizagem, currículo integrado, flexibilização curricular, articulação ensinopesquisa-extensão). Os resultados sinalizaram desempenhos relativos acima de 80% do máximo esperado em todas as dimensões avaliadas. As dimensões Integração Ensino-serviço e Abordagem Pedagógica obtiveram menores médias de avaliação, o que pode sinalizar que, embora a formação em Odontologia na instituição tenha avançado mais satisfatoriamente em sua reorientação de perfil e de cuidado em saúde, o desenvolvimento pedagógico assim como a integração com os serviços de saúde e com a população ainda encontram lacunas na percepção de estudantes concluintes, encaminhando a necessidade de avanço, considerando ainda desafios de um novo contexto (pós)pandêmico e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais publicadas em 2021.

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Biografía del autor/a

Thayana Maria Navarro Ribeiro de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Odontologia, Universidade Federal da Paraíba.

Paulo Vitor de Souza Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Odontologia, Universidade Federal da Paraíba.

Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa, Universidade Federal da Paraíba

Professora Doutora, Departamento de Clínica e Odontologia Social, Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

12-10-2022

Cómo citar

Lima, T. M. N. R. de, Silva, P. V. de S., & Pessoa, T. R. R. F. (2022). As fortalezas orientadoras das DCN e os desafios da formação nos serviços e na academia sob o olhar de estudantes concluintes. Revista Da ABENO, 22(2), 1730 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1730

Número

Sección

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica