O emprego da rede social Instagram com foco na apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1746

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Comunicação e Divulgação Científica, Rede Social

Resumo

Relata-se a experiência de utilização da plataforma Instagram na criação e disseminação de conhecimento com foco na apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por acadêmicos de graduação em Odontologia. Foi realizado um relato descritivo da veiculação de conteúdo na rede social Instagram, por meio do perfil @powerpoint.tcc. O conteúdo foi produzido por uma acadêmica de graduação em Odontologia, com o apoio de discentes e docentes envolvidos em apresentações científicas e acadêmicas. Foram realizadas postagens frequentes abordando diversas temáticas relacionadas ao tema apresentação de TCC. Foram elaborados materiais variados em formato de posts, destacando-se o uso do software PowerPoint para a criação de apresentações; oratória, postura e linguagem; além de informações sobre apresentação de dados de forma atrativa e interessante. Os formatos das postagens realizadas foram aqueles disponíveis na plataforma Instagram: posts no feed, reels, story, vídeos no IGTV, além de lives da própria conta ou em contas parceiras. A periodicidade das postagens temáticas foi de pelo menos uma a cada dois dias. A avaliação de alcance e entrega do conteúdo foi obtida por meio das métricas disponibilizadas no próprio aplicativo da rede social. Observou-se grande interesse sobre a temática abordada, uma vez que as apresentações científicas e acadêmicas são habituais para os acadêmicos de graduação. Conclui-se que a experiência prática de utilização da plataforma Instagram para criação e transmissão de conhecimentos com foco nos TCCs mostrou-se extremamente promissora e propositiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Lourenço Morel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. 

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. 

Lucas Jardim da Silva, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Eduardo Trota Chaves, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. 

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Melissa Feres Damian, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Josué Martos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Referências

Brasil. Resolução CNE/CES nº 3, de 21 de junho de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. [citado 18 de agosto de 2021]. [citado 18 de agosto de 2021]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2021-pdf/191741-rces003-21/file

Marinho ACF, Medeiros AM, Lima EP, Pantuza JJ, Teixeira LC. Prevalência e fatores associados ao medo de falar público. CoDAS. 2019;31(6):e20180266. doi: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018266

Santos V. Marketing Pessoal: falando em público. Imperatriz: Ética Editora, 2008.

Consolaro A. O “ser” Professor: Arte e ciência no ensinar e aprender. 5ª. ed. Maringá: Dental Press Editora, 2011. 256p.

Urpia AGBC, Dal Forno LF, Bortolozzi F, Massuda EM, Faccin TC. As redes sociais e sua utilização como ferramentas para as práticas de gestão do conhecimento: uma análise em escolas públicas do Paraná. Pers Dia. 2019;6(13):139-63. doi: https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n1.p115-124.580

Oliveira PPM. Manual interativo de utilização do Instagram como ferramenta pedagógica. (Mestrado Profissional) Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba, 2020. 29p. doi: https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3095

Silva DR, Luvizotto CK. Uso de redes sociais da internet como ferramentas de apoio na educação: Estudos e possibilidades. Colloq Hum. 2013;10(1):1333-41. doi: https://doi.org/10.5747/ch.2013.v10.nesp.000592

Instagram by the Numbers (2021): Stats, Demographics & Fun Facts. Omnicore Agency; London, United Kingdom, 2021. [citado 2 de agosto de 2021]. Disponível em: https://www.omnicoreagency.com/instagram-statistics

Pereira PC, Borges FF, Batista VPS, Teles LF. Identificando práticas educacionais no Instagram: uma revisão sistemática. Itiner Reflec. 2019;15(2):1-19. doi: https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.55543

Daltro MR, Faria AA. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Est Pesq Psicol. 2019;19(1):223-37. doi: https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015

Alves AL, Mota MF, Tavares TP. O Instagram no processo de engajamento das práticas educacionais: A dinâmica para a socialização do ensino-aprendizagem. Rev Cient FASETE. 2018;2(1):25-42.

Cesar PF. Sobre a juvenoia e as redes sociais. J Clin Dent Res. 2021;18(1):106-11. doi: https://doi.org/10.14436/2447-911x.18.1.106-111.cmc

Ferreira PHG, Caldas PVNS, Paula MO, Souza PEA, Alvarez-Leite ME, Lana MA. As redes sociais aliadas ao processo de ensino-aprendizagem da biossegurança em Odontologia. Rev ABENO. 2020;20(supl. 1):34.

Bienarski BM, Queiroz IS, Barbosa MFG, Miranda MC, Lopes JCM, Pupo YM. Atuação remota da Odontologia no projeto de extensão “saúde bucal inclusiva” em tempos de pandemia: relato de experiência. Rev ABENO. 2020;20(supl. 1):46. doi: https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1695

Alves JEG, Feltraco LK, Stopassola DB, Moreno LB, Oliveira RP, Martos J. Covid-19 e seu impacto no PET Odontologia da UFPel. Rev ABENO. 2020;20(supl. 1):71.

Silva-Junior MF, Mazzarolo G, Bittarello F, Pinto MHB, Vianna GDP, Ditterich RG. Uso das mídias sociais como estratégia de coleta de dados. Rev ABENO. 2020;20(supl. 1):235.

Santos AAA, Mognon JF, Lima TH, Cunha NB. A relação entre vida acadêmica e a motivação para aprender em universitários. Psicol Esc Educ. 2011;15(2):283-90. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-85572011000200010

Publicado

09-03-2023

Como Citar

Morel, L. L., Silva, L. J. da, Chaves, E. T., Damian, M. F., & Martos, J. (2023). O emprego da rede social Instagram com foco na apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso. Revista Da ABENO, 23(1), 1746 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1746

Edição

Seção

Relato de Experiência