Abordagem integrativa na prática de bioquímica

do laboratório à clínica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1752

Palavras-chave:

Bioquímica, Educação em Odontologia, Ensino

Resumo

Objetivou-se relatar a experiência de discentes e docentes diante da aplicação de ferramentas de metodologia ativa para a integração dos temas de Bioquímica com os das disciplinas do eixo clínico-profissional. Inicialmente, as subturmas da aula prática foram divididas em equipes de trabalho. Os alunos receberam um protocolo contendo objetivos, princípios gerais e procedimentos na semana anterior à aula prática. Nos dias das aulas de “Preparo de Soluções” e “Capacidade Tamponante”, um artigo científico relativo à Odontologia foi entregue para leitura e discussão em grupo. Como atividade prática, as equipes recebiam um desafio relacionado ao artigo e que exigiria aplicação dos objetivos de aula. Esta experiência demonstrou que a metodologia ativa pode funcionar como facilitadora para uma abordagem contextualizada e integrada da Bioquímica, refletindo em maior engajamento e rendimento dos alunos, além de contribuir para um aprendizado significativo.

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Biografia do Autor

Jéssica Silva Peixoto Bem, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Jennifer Mayumi Hashimoto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Renata Sant'Anna Consiglieri, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Carem Gledes Vargas Rechia, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Carolina Patrícia Aires, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

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Publicado

09-03-2023

Como Citar

Bem, J. S. P., Hashimoto, J. M., Consiglieri, R. S., Rechia, C. G. V., & Aires, C. P. (2023). Abordagem integrativa na prática de bioquímica: do laboratório à clínica. Revista Da ABENO, 23(1), 1752 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1752

Edição

Seção

Relato de Experiência