Pesquisa, ensino e extensão
experiência de um ano em modalidade híbrida para a formação acadêmica em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1771Palavras-chave:
Odontologia, Ensino Superior, COVID-19Resumo
O objetivo do presente artigo é relatar a experiência sobre o desenvolvimento de atividades relacionadas à pesquisa, ao ensino e à extensão durante um ano de modalidade híbrida de ensino, adotadas pelo curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí. Nesse contexto, se discute o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a participação no programa de monitoria acadêmica, adotando não só ferramentas digitais como também outras práticas de ensino permitidas pela modalidade híbrida. A participação em uma extensão universitária também ocupa lugar de destaque, demonstrando a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos pela discussão de assuntos voltados para a promoção e prevenção de doenças bucais, bem como a confecção de materiais online a serem disponibilizados para o público infantil durante o ano letivo 2020. O presente estudo destaca a importância da pesquisa, do ensino e da extensão em uma universidade pública no momento de enfrentamento à COVID-19, demostrando que é possível o seu desenvolvimento e sua aplicabilidade em uma realidade de ensino adaptada e contínua.
Downloads
Referências
Heymann DL, Shindo N. COVID-19: what is next for public health? Lancet. 2020;395(10224):542-545. doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30374-3
Wu F, Zhao S, Yu B, Chen YM, Wang W, Song ZG, et al. A new coronavirus associated with human respiratory disease in China. Nature. 2020;579(7798):265-269. doi: https://doi.org/10.1038/s41586-020-2008-3
El Zowalaty ME, Järhult JD. From SARS to COVID-19: A previously unknown SARS- related coronavirus (SARS-CoV-2) of pandemic potential infecting humans: call for a One Health approach. One Health. 2020;9:100124. doi: https://doi.org/10.1016/j.onehlt.2020.100124
Sahu P. Closure of universities due to coronavirus disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus. 2020;2019(4):4-9. doi: https://doi.org/10.7759/cureus.7541
Luca GD, Kerckhove KV, Coletti P, Poletto C, Bossuyt N, Hens N, et al. The impact of regular school closure on seasonal influenza epidemics: A data-driven spatial transmission model for Belgium. BMC Infect Dis. 2018;18(1):29. doi: https://doi.org/10.1186/s12879-017-2934-3
Witze A, Callaway E, Mallapaty S, Ledford H, Gibney E. Universities will never be the same. Nature. 2020;582(7811):162-164. Available from: https://www.nature.com/articles/d41586-020-01518-y
Gewin V. Five tips for moving teaching online as COVID-19 takes hold. Nature. 2020;580(7802):295-296. doi: https://doi.org/10.1038/d41586-020-00896-7
Nijakowski K, Lehmann A, Zdrojewski J, Nowak M, Surdacka A. The effectiveness of the blended learning in conservative dentistry with endodontics on the basis of the survey among 4th-year students during the covid-19 pandemic. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(9):4555. Available from: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/9/4555
Grześkowiak M, Chudzicka-Strugała I, Zwozdziak B, Swora-Cwynar E, Nijakowski K, Jokiel M, et al. E-learning during the coronavirus pandemic-creating educational resources for teaching medical students. Stud logic, Gramm rhetor. 2021;64(1):77-97. doi: https://doi.org/10.2478/slgr-2020-0041
Chang TY, Hong G, Paganelli C, Phantumvanit P, Chang WJ, Shieh YS, et al. Innovation of dental education during COVID-19 pandemic. J Dent Sci [Internet]. 2021;16(1):15-20. doi: https://doi.org/10.1016/j.jds.2020.07.011
Deery C. The COVID-19 pandemic: implications for dental education. Evid Based Dent. 2020;21(2):46-7. doi: https://doi.org/10.1038/s41432-020-0089-3
Desai BK. Clinical implications of the COVID-19 pandemic on dental education. J Dent Educ. 2020;84(5):512. doi: https://doi.org/10.1002/jdd.12162
Almeida WC, Ferraz MÂAL. Adaptação e produção acadêmica em tempos de distanciamento social. Rev ABENO. 2021;21(1):1524. Available from: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1524
Brasil. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado; 1988.
Silva MF, Mendoza CCG. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Rev Cien Multidiscip Núcl do Conhen. 2020;8:119-133. doi: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao
Soares M, Severino AJ. A prática da pesquisa no ensino superior: conhecimento pertencente na formação humana. Rev da Avaliação da Educ Super. 2018;23(2):372-390. doi: https://doi.org/doi.org/10.1590/S1414-40772018000200006
Silva MRF, Mascarenhas ALLD, Dutra MCFSG, Silva CAF, Dias NS. Reflexões sobre as ações extensionistas e de pesquisa no combate à COVID-19 na universidade do estado do Rio Grande do Norte. Rev Brasilian J Heal. 2020;3(2):3622-3646. doi: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-191
Severino AJ. Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico. Rev @mbienteeducação. 2018;2(1):120-128. [citado em 10 de abril de 2023]. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/540/511
Bsoul EA, Challa SNLP. Multifaceted impact of COVID-19 on dental practice: american dental care professionals prepared and ready during unprecedented challenges. J Am Dent Assoc. 2022;153(2):132-143. doi: https://doi.org/10.1016/j.adaj.2021.07.023
Gonçalves MF, Gonçalves AM, Fialho BF, Gonçalves IMF. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Rev Pemo. 2020;3(1):e313757. doi: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3757
Garcia LR, Jesus AB, Menezes LMS, Mendonça MHR. Como a pandemia pelo novo coronavírus afetou o desenvolvimento dos discentes do 5o semestre de biomedicina de um centro universitário do Estado do Pará: um relato de experiência. Brazilian J Heal Rev. 2020;3(4):8145-8154. https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-074
Santos GV, Ferreira JG, Honorato MCTM, Pereira LL. Desafios da monitoria acadêmica de Estomatologia frente à pandemia COVID-19. Rev ABENO. 2021;21(1):1221. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1221
Yousry YM, Azab MM. Hybrid versus distance learning environment for a paediatric dentistry course and its influence on students’ satisfaction: a cross-sectional study. BMC Med Educ. 2022;22(1):1-8. [Citado em 10 de Abril de 2023]. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-022-03417-4
Ife DAS. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos as Graduandos as das IFES 2018 [Intenet]. 2019. [Citado em 10 de Abril de 2023]. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf
Ciríaco KT, Alves TM, Vaz TRD, Faustino AC, Lima LA, Santino FS, et al. Ações de ensino, pesquisa e extensão e suas potencialidades à promoção de práticas para a educação das relações étnico-raciais. Brazilian J Dev. 2020;6(7):43178-43200. doi: https://doi.org/doi.org/10.34117/bjdv6n7-074
Diniz EGM, Silva AM, Nunes PHV, Franca WWM, Rocha JVR, Silva DSP, et al. A Extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela Covid-19. Brazilian J Dev. 2020;6(9):72999-73010. doi: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-669
Silva AR. Oportunidades para Extensão Universitária nos Tempos de Pandemia: COVID-19. Rev Práticas Em Extensão [Internet]. 2020;4(1):40-41. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextensao/article/view/2181
Sena VS, Falcão CAM, Batista HSA, Silva HO, Primo RM, Ferraz MÂAL. Prevenção de cárie em crianças do Piauí: um relato de experiência. Extensio Rev Eletrônica Extensão. 2018;15(30):140-146. doi: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n30p140
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).