Avaliação de um curso de Odontologia com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais

um estudo seccional

Autores

  • Maria Helena Rodrigues Galvão Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hannah Gil de Farias Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Franklin Delano Soares Forte Universidade Federal da Paraíba
  • Cláudia Helena Soares de Morais Freitas Universidade Federal da Paraíba
  • Geraldo Eduardo Guedes de Brito Universidade Federal da Paraíba
  • Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1785

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Educação Baseada em Competências, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Currículo

Resumo

O estudo teve por objetivo avaliar, a partir da visão de professores e estudantes, um curso de graduação em Odontologia, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Trata-se de um estudo observacional e transversal, com metodologia exploratória, descritiva e de avaliação. A abordagem utilizada foi quantitativa, por meio da aplicação de questionário online, por meio de instrumento com critérios validados. A amostra de professores e estudantes do curso foi censitária. A Integração ensinoserviço obteve o melhor desempenho relativo entre as dimensões avaliadas tanto por estudantes quanto por professores. A maior parte dos estudantes considerou o curso adequado às DCN (50,2%), enquanto a maioria dos professores o consideraram parcialmente adequado (56,36%). Os estudantes mostraram-se mais satisfeitos com a formação ofertada no curso atribuindo maiores valores de média para todas as dimensões e subdimensões. Referente ao perfil do egresso, professores e estudantes atribuíram o pior desempenho à subdimensão “Autônomo”, o melhor desempenho foi atribuído às subdimensões “Generalista” e “Capaz de compreender a realidade social”. Na dimensão Orientação do cuidado em saúde professores e estudantes atribuíram melhor desempenho à subdimensão “Tratamento odontológico”, enquanto o pior desempenho foi atribuído à “Multiprofissionalidade” e “Enfoque epidemiológico”. Na dimensão Abordagem pedagógica, o melhor desempenho foi atribuído às subdimensões “Papel do professor” e “Articulação ensino-pesquisa-extensão”, o pior desempenho foi atribuído por professores e estudantes à subdimensão “Flexibilização curricular”. A dimensão Integração ensino-serviço e subdimensões relacionadas foram bem avaliadas tanto por professores quanto por estudantes. As principais fragilidades encontradas estão relacionadas com dimensões que abordam as relações profissional/paciente e a as relações entre o cirurgião-dentista e a equipe de saúde durante a formação profissional. Faz-se necessária a criação de estratégias de reorientação da formação direcionadas a novos conceitos metodológicos de ensino e aprendizagem para a efetivação das DCN no curso de Odontologia avaliado.

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Biografia do Autor

Maria Helena Rodrigues Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba, é especialista em Gestão em Saúde Pública, mestre e doutoranda em Saúde Coletiva do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSCOL/UFRN). Atualmente é docente na área de Saúde Bucal Coletiva do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisadora no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e Cariologia Clínica da Universidade Federal da Paraíba. Possui experiencia na área de Saúde Coletiva, com ênfase na área de Saúde Bucal Coletiva, Epidemiologia, Avaliação de Politicas de Saúde e Formação de Recursos Humanos em Saúde.

Hannah Gil de Farias Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Cirurgiã-Dentista pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Participou como bolsista de Programas de Iniciação Científica entre 2015 e 2017 (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq) Foi bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET - Saúde - Rede Cegonha entre 2013 e 2015. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas com área de concentração em Patologia oral e Estomatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Franklin Delano Soares Forte, Universidade Federal da Paraíba

Professor da Universidade Federal da Paraíba, Instituição Pública e de Qualidade. Mestrado em Odontopediatria pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003); Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas Universidade Estadual de Campinas (2017), Especialização em Ativação de processos de mudança na formação profissionais de saúde ENSP-FIO CRUZ (2010). Especialização pelo Programa de desenvolvimento docente para educadores das profissões da saúde pelo Instituto Regional de Educação Médica FAIMER Instituto Regional BRASIL - Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de saúde bucal coletiva e Saúde Coletiva, com ênfase: atenção básica, saúde da família, cárie dentária, fluoretos, formação em saúde, interprofissionalidade.

Cláudia Helena Soares de Morais Freitas, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Odontologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutorado Sandwich ? Centre de Recherche Médecine, Sciences, Santé et Societé -Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris/France (2003). Estágio Pós-Doutoral em Saúde Internacional na Universidade Nova de Lisboa - Lisboa/Portugal (2015-2016) É Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, nas áreas de Saúde Coletiva , Bioética e Estágios Supervisionados. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Humanas e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, formação em saúde, epidemiologia, ciências sociais e saúde e Avaliação de políticas, sistemas e programas de saúde. Orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador do Mestrado Profissional em Saúde da Família - Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família- Universidade Federal da Paraíba. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) - INEP ? Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Geraldo Eduardo Guedes de Brito, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto III do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atual coordenador do curso de graduação em Fisioterapia desta IES.Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), mestre em Saúde da Família pela UNESA (2007) e doutor em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - FIOCRUZ/PE . Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Saúde Coletiva, Atenção Básica e Saúde do Idoso. Docente permanente do Mestrado em Fisioterapia e do em Saúde Coletiva da UFPB e do Mestrado Profissional em Saúde da Família (RENASF). Desenvolve atividades de pesquisa no Laboratório de Estudos e Práticas em Saúde Coletiva (LEPASC/UFPB).

Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (2005), Mestrado em Odontologia (Odontologia Preventiva e Infantil) pela Universidade Federal da Paraíba (2007), Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015) e nível de Especialização em Ativação de Mudanças da Formação Superior de Profissionais de Saúde (ENSP/FIOCRUZ, 2011). Atualmente é Professora Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba, atuando na área de Saúde Coletiva do curso de Odontologia, no Mestrado Profissional em Saúde da Família (RENASF/UFPB) e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Referências

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Publicado

16-02-2022

Como Citar

Rodrigues Galvão, M. H., Gil de Farias Morais, H. ., Delano Soares Forte, F. ., Soares de Morais Freitas, C. H. ., Guedes de Brito, G. E. ., & Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa, T. . (2022). Avaliação de um curso de Odontologia com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais: um estudo seccional. Revista Da ABENO, 22(2), 1785. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1785

Edição

Seção

Artigos